Foram dias de espera, aguardando as melhores condições. Agora, chegou o dia do desafio nas pedras do Pico D2, na Praia da Costa, em Vila Velha (ES). Nesta quarta-feira (7), será realizado o Slab Bodyboarding Contest 2025, um evento inédito no Brasil, reunindo alguns dos melhores bodyboarders brasileiros para enfrentar uma das ondas mais desafiadoras e respeitadas do País. O início está previsto para bem cedo, na primeira luz do dia, e a capixaba Neymara Carvalho, pentacampeã mundial, estará lá. A previsão é de altas ondas, que quebram em cima de uma bancada de corais bem rasos, exigindo um grau de dificuldade muito grande para os atletas, com disputas tanto no feminino, como no masculino. Clique aqui e saiba mais sobre o campeonato O pico está a 1,2 km da Praia da Costa. Lá, as ondas são famosas por suas condições de alto risco, poderosas e perigosas. O evento contou com uma janela de espera, com os organizadores de olho nas previsões, em busca do melhor dia para a disputa. Haverá, também, uma bateria de surfe. Neymara, 48 anos, que além dos cinco títulos mundiais, soma dez brasileiros, estará competindo ao lado das também capixabas Maíra Viana, campeã mundial em 2024, e de Bianca Simões, atleta da nova geração, com títulos estaduais e nacionais, que integra o Instituto Neymara Carvalho. ‘É um evento diferenciado em relação a todos que já participei, de campeonatos, circuitos. É uma apresentação, um desafio, em que estarei ao lado da Maíra e da Bianca, atletas capixabas campeãs. Vamos até lá em uma embarcação, aguardando as baterias para cair na água. O pico é um fundo de pedra e chama D2 porque é preciso ter disposição dobrada para remar até ele e dropar as ondas, em cima de uma bancada de pedras”, afirma Neymara, patrocinada pela ArcelorMittal e apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho, pela Secretaria de Estado do Espírito Santo (Bolsa Atleta Capixaba) e pela Prefeitura de Vila Velha – Programa Bolsa Atleta. A cidade de Vila Velha é conhecida no esporte por proporcionar diversos fundos de corais em nível mundial, onde atletas de todo o Brasil chegam para um show de tubos e manobras radicais. “É a segunda vez que vou competir lá. E também já surfei várias vezes no D2. A expectativa é boa. Gosto desse tipo de onda. E quero dar o meu melhor, em busca da vitória”, completa Neymara, nona colocada no ranking mundial.
Vitória realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)
Onze unidades de saúde estarão abertas das 8h às 15h para imunizar grupos prioritários A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realiza neste sábado (10) o Dia D de Vacinação contra a Influenza, uma mobilização para imunizar os grupos prioritários contra a gripe. A ação acontece das 8h às 15h, em 11 unidades de saúde espalhadas por toda a capital. Não é necessário agendamento. A vacinação é voltada para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde, entre eles idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. Também estão incluídos profissionais da educação, segurança, transporte, além de pessoas com comorbidades, deficiência permanente e outras condições específicas. As unidades participantes estão localizadas nos bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha, República, Consolação, Santo Antônio, Grande Vitória, Conquista, Vitória, Maruípe, Maria Ortiz e Praia do Suá. Segundo a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, a imunização é essencial para prevenir casos graves da doença. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves causadas pela gripe. Por isso, é fundamental que os grupos prioritários, como os idosos e as crianças, aproveitem esta oportunidade para se vacinar”, afirmou. Desde o início da campanha, em 29 de março, Vitória aplicou 46.636 doses da vacina contra a gripe. A cobertura vacinal entre o público-alvo de rotina — que inclui idosos, crianças e gestantes — está em 29,73%. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio, reforça que o sábado é uma oportunidade para que mais pessoas se imunizem. “O Dia D oferece uma oportunidade para que as famílias possam vacinar os grupos prioritários em horários alternativos. Também é o momento ideal para atualizar a caderneta de vacinação de todas as idades”, disse. Durante o Dia D, também serão ofertadas vacinas de rotina e doses contra a dengue. Serviço Dia D de Vacinação contra a Gripe Data: Sábado, 10 de maio Horário: 8h às 15h Locais: Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Jardim da Penha, República, Consolação, Santo Antônio, Grande Vitória, Conquista, Vitória, Maruípe, Maria Ortiz e Praia do Suá. Informações: PMV
Vila Velha abre inscrições para aulas gratuitas de teatro na Estação Leopoldina
Projeto da Secretaria de Educação é voltado para alunos da rede e também aberto à comunidade a partir dos 12 anos Estão abertas as inscrições para as aulas de teatro promovidas pelo Grupo de Estudos Teatrais e Artísticos (GETA), projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha. As atividades são voltadas para estudantes da rede e também abertas à participação da comunidade, com início marcado para o dia 15 de maio, às 14h, com uma aula inaugural em formato de Show de Teatro, na Estação Leopoldina, em Argolas. As aulas acontecerão de forma gratuita às terças e quintas-feiras, em dois turnos: das 8h às 11h (matutino) e das 14h às 17h (vespertino). Podem se inscrever pessoas com 12 anos ou mais. As inscrições são feitas de forma online, por meio de formulário eletrônico disponível [AQUI]. A secretária de Educação de Vila Velha, Carla Cabidel, ressaltou o valor pedagógico do projeto. “O teatro é uma ferramenta valiosa para a educação das crianças e adolescentes. Por meio dessas aulas, elas irão se divertir enquanto desenvolvem habilidades importantes para a vida, como o trabalho em equipe, a memória, concentração, benefícios na comunicação e na forma de se expressar”, destacou. Coordenado por Anderson Lima, profissional com formação em teatro e ampla experiência em educação e direção cênica, o GETA pretende estimular a criatividade e a sensibilidade artística dos participantes. “Venham fazer parte dessa experiência única e mergulhar no fascinante mundo do teatro”, convida Lima. Informações e foto: PMVV
Findes e Assembleia reforçam parceria para impulsionar o desenvolvimento do ES
Encontro “Diálogo com Parlamentares” apresentou ações da indústria capixaba e destacou indicadores que orientam políticas públicas no Estado Deputados estaduais participaram, nesta segunda-feira (05), de encontro na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, onde foram apresentadas ações e dados sobre o impacto do setor industrial no Estado. A iniciativa integra o evento Diálogo com Parlamentares, promovido pela Findes para fortalecer o relacionamento com o Legislativo capixaba. Durante o encontro, o presidente da Federação, Paulo Baraona, destacou a importância do alinhamento entre o setor produtivo e o poder público. “O diálogo permanente é fundamental para construir uma indústria mais forte e um estado com mais oportunidades”, afirmou. Baraona apresentou aos parlamentares os principais números da indústria capixaba, representada por 38 sindicatos e mais de 20,4 mil empresas, responsáveis por quase 272 mil empregos formais diretos, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. “Quando o poder público e o setor produtivo dialogam, eles buscam um objetivo em comum: fazer a diferença na vida das pessoas e impulsionar negócios de Norte a Sul do Estado. Para isso, precisamos sempre buscar o desenvolvimento socioeconômico do ES, o que passa por ter uma indústria cada dia mais competitiva, inovadora, diversificada, inserida nas cadeias globais, inclusiva e sustentável”, acrescentou. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, também ressaltou a relevância da parceria com a Federação. “Sempre buscamos agendas que promovam o desenvolvimento econômico e social do Estado. Estamos juntos para garantir que nada impeça isso”, disse. O parlamentar complementou: “Os indicadores apresentados hoje pela Findes são muito importantes. Temos no Estado harmonia pois dialogamos com as instituições, mantendo a harmonia e independência. Essa parceria é muito importante para que continuemos a construir o Espírito Santo que queremos.” Na ocasião, os deputados também conheceram o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN-Findes), ferramenta desenvolvida pelo Observatório da Federação para analisar o ambiente de negócios nos 78 municípios capixabas. A apresentação foi conduzida pela economista-chefe da Findes e gerente executiva do Observatório, Marília Silva. “O IAN-Findes fornece um diagnóstico detalhado da situação do ambiente de negócios e auxilia no desenvolvimento de políticas públicas e na tomada de decisões dos setores público e privado”, explicou Marília. Segundo ela, o indicador é calculado desde 2019 e considera quatro eixos temáticos — Infraestrutura, Potencial de Mercado, Capital Humano e Gestão Pública — que se desdobram em 12 categorias e 42 indicadores individuais. “Utilizamos dados oficiais de 16 fontes federais e estaduais, sempre os mais recentes disponíveis do ano fechado”, pontuou. Ainda de acordo com Marília, a metodologia vem se consolidando como referência nacional. “O Observatório Findes, junto ao Observatório Nacional da Indústria, está desenvolvendo um indicador nacional que vai fazer um raio-x dos 5.568 municípios do Brasil, o Indicador de Ambiente de Negócios dos Municípios Brasileiros (IAN)”, revelou. Participaram do evento os deputados Alcântaro Filho, Alexandre Xambinho, Bispo Alves, Capitão Assumção, Coronel Weliton, Dary Pagung, Delegado Danilo Bahiense, Fábio Duarte, Gandini, Hudson Leal, Janete de Sá, João Coser, Marcelo Santos, Mazinho dos Anjos, Pablo Muribeca, Raquel Lessa, Sergio Meneguelli, Toninho da Emater, Vandinho Leite e Zé Preto.
Estado contrata geração de energia solar para órgãos públicos e prevê economizar R$ 522 mil por ano
Medida contempla mais de 500 unidades públicas e prevê economia anual de R$ 522 mil, além da redução de emissões de CO² O Governo do Espírito Santo formalizou, nesta segunda-feira (5), a assinatura de contratos para a locação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica destinados ao atendimento de unidades consumidoras do Poder Executivo Estadual. A iniciativa tem como objetivo ampliar o uso de fontes renováveis na administração pública e reduzir custos com energia elétrica. Fruto de processo licitatório já concluído, a contratação tem valor estimado em R$ 38 milhões e vigência máxima de até 120 meses. Estão previstas a instalação de miniusinas solares com capacidade para gerar aproximadamente 8.400 MWh por ano — volume suficiente para abastecer mais de 500 unidades de baixa tensão pertencentes a 11 órgãos estaduais. Durante a cerimônia de assinatura, o governador do Estado ressaltou a importância da iniciativa. Esse é um passo importante que mostra o compromisso do Governo com a sustentabilidade. Nossa ideia é cumprir com as nossas tarefas e fazer nossa parte. Uma de nossas orientações é para que a frota de veículos do Governo do Estado utilize o etanol, que é um combustível renovável. Queremos que toda nossa energia seja renovável. Assinamos agora esses contratos de locações de mini usinas para atender energia de baixa tensão e, em breve, vamos fazer o anúncio para média tensão”, afirmou. Entre os órgãos contemplados neste primeiro momento estão as secretarias de Educação (Sedu), Saúde (Sesa), Justiça (Sejus), Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), além da Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Previdência dos Servidores (IPAJM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). De acordo com o contrato, as empresas responsáveis terão até 12 meses para iniciar o fornecimento da energia fotovoltaica. A expectativa é que o projeto possibilite a redução de 5,8 mil toneladas na emissão de dióxido de carbono (CO²), o que, segundo estimativa oficial, corresponde ao plantio de 41,4 mil árvores – uma área comparável a cerca de 35 campos de futebol com as dimensões do estádio Kleber Andrade, em Cariacica. A economia financeira estimada é de R$ 522 mil por ano com a redução nos gastos com energia elétrica. O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, afirmou que a medida reforça uma mudança na política energética estadual. “Essa contratação representa um avanço significativo. Além da economia financeira, estamos promovendo a sustentabilidade, contribuindo para a preservação ambiental e incentivando o uso mais consciente da energia”, declarou.
Campeões do Bodyboard se enfrentam nos corais do D2, na Praia da Costa, nesta quarta (7)
Está confirmado: o Slab Bodyboarding Contest 2025 será realizado nesta quarta-feira, 7 de maio, nas pedras do D2, na Praia da Costa, em Vila Velha (ES). O evento, inédito no cenário nacional, promete reunir alguns dos melhores bodyboarders do país em uma das ondas mais desafiadoras e respeitadas do Brasil. Com início previsto para a primeira luz do dia, a competição terá transmissão ao vivo pelo YouTube e deve atrair público tanto nas areias quanto online. A previsão aponta para ondas grandes, com formação ideal para o tipo de desafio que o local impõe: fundo raso, quebra pesada e alto nível técnico. Disputa feminina reúne três campeãs mundiais A competição feminina contará com quatro atletas, entre elas três campeãs mundiais: Neymara Carvalho, com cinco títulos na carreira; Maíra Viana, campeã em 2024; e Luna Hardman, bicampeã na categoria Pro Junior. Elas se juntam à capixaba Bianca Simões, dona de títulos nacionais e estaduais, em uma final que promete ser uma das mais acirradas do evento. A campeã mundial Maíra Viana é um das atletas confirmadas A também campeã mundial Luna Hardman é outro nome na disputa 16 atletas disputam no masculino A elite masculina será composta por 16 atletas convidados, selecionados pelo conhecimento técnico, histórico em ondas de pedra e preparo para condições extremas. Entre os destaques estão o capixaba Lucas Nogueira, com dez títulos estaduais, e o baiano Gabriel Braga, atualmente entre os três primeiros do ranking mundial. Confira os competidores masculinos: Anderson Lima (ES) Carlos Bastos (RJ) Davi Duda (ES) Edson Júnior (RJ) Eric Poseidon (RJ) Flávio Aquino (ES) Henrique Andrade (ES) Hygor Leão (ES) Ivan Rocha (ES) Jeff Urdan (RJ) João Vitor Oliveira (ES) Lucas Nogueira (ES) Ricardo Barrão (RJ) Ronieris Viana (ES) Thiago Abul (ES) Thiago Jatobá (RJ) Além das baterias principais, o evento contará com uma disputa especial entre três surfistas capixabas: Bruno Ameixa, Felipe Lacerda e Igor Medina. Mais que um campeonato O Slab Bodyboarding Contest 2025 vai além da competição esportiva. O evento também terá foco na educação ambiental, com ações de conscientização sobre a importância da preservação das praias e da valorização do litoral capixaba, especialmente de ondas emblemáticas como a do D2. Patrocínio e apoio O evento conta com patrocínio de empresas locais e nacionais: Fruteria Brasil, Restaurante Aloha, Erizos Brasil, Lojas Balãozinho, JP Petiscaria, Valmaquin, Romeritto Filmmaker, X Press Veicular, Unicesumar, Bebacatu, Swell Sul, Marmoraria Breda, Invert Style, Replant, Silmer Camisas, Drone Vini 027 e Ápice.
Vitória completa um mês sem homicídios pela primeira vez em 29 anos
A cidade de Vitória não registrou nenhum homicídio durante o mês de abril de 2025. É a primeira vez, desde o início da série histórica do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, em 1996, que a capital capixaba passa 30 dias consecutivos sem esse tipo de crime. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o resultado é atribuído à atuação conjunta da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) com forças de segurança estaduais e federais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além da participação da comunidade. “O trabalho da Guarda de Vitória tem contribuído para este resultado. Com investimentos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores, conseguimos fortalecer a segurança municipal e dar respostas rápidas na repressão e prevenção de crimes”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni. De janeiro a abril deste ano, Vitória registrou 19 homicídios. No mesmo período de 2024, foram 47, o que representa uma redução de 60%. Segundo Boni, prisões realizadas por outras corporações também influenciaram o cenário: “O enfrentamento é constante e difícil, mas sempre contamos com as demais instituições. Tivemos prisões relevantes de lideranças de organizações criminosas que contribuíram para esse resultado”. Nos últimos quatro anos, a Guarda Civil de Vitória passou por um processo de reestruturação. Atualmente, a Central Integrada Operacional Municipal (Ciom) opera com 1.142 câmeras de videomonitoramento. Também foram adquiridos drones, softwares com inteligência artificial, armamentos e novas viaturas, inclusive blindadas. A criação de uma Gerência de Inteligência dentro da corporação tem servido como suporte para operações preventivas e para as demais forças de segurança. A gestão municipal também destaca ações como reajuste salarial, plano de carreira e melhoria das condições de trabalho dos agentes. Está prevista ainda a contratação de 100 novos guardas municipais até o fim do ano. A Prefeitura afirma que outras medidas, como a ampliação da iluminação pública, revitalização de espaços urbanos e educação integral, também integram a estratégia de segurança. Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o resultado é consequência de políticas públicas coordenadas. “Essa conquista é de todos os moradores de Vitória. É fruto de trabalho, investimento, integração e compromisso com a vida. Seguiremos avançando com responsabilidade e dedicação”, declarou.
Parque Cultural Casa do Governador abre Ciclo de Formação de Educadores
O Parque Cultural Casa do Governador, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, abre no dia 10 de maio a primeira edição do Ciclo de Formação de Educadores da Escola Viva de Artes (EVA). O objetivo do programa é promover práticas, pesquisas e ações com foco em arte, patrimônio e meio ambiente, inseridas em contextos nacionais e internacionais. As atividades acontecerão no próprio Parque, que será utilizado como espaço de vivência, experimentação e troca de saberes. O Ciclo integra a proposta da Escola Viva de Artes – EVA, projeto voltado para encontros entre natureza e cultura, por meio da criação de experiências artísticas. “Essa primeira edição marca o início da concretização de um grande projeto pedagógico que estamos implantando no Parque. Acreditamos na educação como força transformadora e nos educadores como agentes multiplicadores. Quando promovemos encontros entre pessoas diversas, criamos um verdadeiro sistema imunológico coletivo que valoriza as diferenças como um tesouro”, afirma o diretor pedagógico do Parque, Nathan Braga. Inscrições abertas Educadores de todo o Espírito Santo podem se inscrever gratuitamente pelo link: https://forms.gle/zTreGTkKLzQD6heQ8 São 200 vagas destinadas a profissionais da educação em atuação ou formação, de todas as áreas. O Ciclo será realizado entre maio, junho e julho, com atividades presenciais e virtuais ministradas por especialistas reconhecidos no Espírito Santo e em outros estados. A carga horária total é de 33 horas, com emissão de certificado para quem tiver, no mínimo, 75% de presença em cada modalidade (presencial e virtual). “Estamos propondo um modelo educacional que rompe com a ideia da educação como uma promessa de salvação individual. Com a EVA e esse primeiro Ciclo, queremos construir, coletivamente, um novo futuro. Um futuro que reconhece nas ruas, nos quintais, nas festas, nos rituais e nas práticas populares e ecológicas, os fundamentos de uma educação conectada à vida”, completa Nathan Braga. Sobre o Parque Cultural Casa do Governador Inaugurado em maio de 2022, o Parque está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e oferece uma programação diversificada baseada em arte, sustentabilidade e educação. Reconhecido como a maior galeria de arte a céu aberto do Espírito Santo, o espaço abriga 32 obras (22 permanentes e 10 temporárias), entre esculturas e instalações desenvolvidas especialmente para o local. Com uma área de 93 mil m², o Parque é gerido pela Secretaria da Cultura (Secult) e pela Secretaria de Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). O acesso é gratuito, de terça a domingo, promovendo uma experiência única entre natureza, arte contemporânea e atividades educativas. O projeto conta com patrocínio ouro da EDP, patrocínio prata do Instituto Cultural Vale e da Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal. Serviço Ciclo de Formação de Educadores – EVA O que é: Programa formativo em arte, patrimônio e meio ambiente Local: Parque Cultural Casa do Governador – Praia da Costa, Vila Velha Público-alvo: Educadores em atuação ou formação de todo o Espírito Santo Vagas: 200 Inscrições: https://forms.gle/zTreGTkKLzQD6heQ8 Programação MAIO 10/05 – 9h às 12h “Casa Carioca” – Marcelo Campos Tecnologias ancestrais – Castiel Vitorino Brasileiro e Natan Dias 17/05 – 9h às 12h O corpo como dimensão autocriadora – Gabriel Farias Futebol e carnaval – Marcus Vinicius Sant’ana 20/05 – 9h às 12h O olhar e o ser olhado – Aldo Victorio Dimensões culturais da comida – Elaine Azevedo 22/05 – 9h às 12h Máquinas e atravessamentos – Elias Maroso Desatando línguas e rituais – Rennan Carmo + Educativo do Parque 24/05 – 9h às 12h Obras e espaço no Parque – David Trindade Maquetes cartográficas – Ricardo Breguelé JUNHO 04/06 – 19h às 20h30 Projeto Pedagógico – Nathan Braga 06/06 – 19h às 20h30 Aula de boa – Robnei Bonifácio 11/06 – 19h às 20h30 Mulheres negras na arte capixaba – Maria Luiza Galacha 13/06 – 19h às 20h30 Arte e comida – Julia Cavazzini 18/06 – 19h às 20h30 Acessibilidade em Museus – Isabel Portella 25/06 – 19h às 20h30 Mulheres nos acervos – Cristina Barros e Mel Ferrari 27/06 – 19h às 20h30 Sociomuseologia – Aldones Nino JULHO 02/07 – 19h às 20h30 Educação museal – Brune Ribeiro 04/07 – 19h às 20h30 Tecnologia e repertório – Daniel S. Silva 09/07 – 19h às 20h30 Escolas vivas – Luciara Ribeiro 11/07 – 19h às 20h30 Travessias e contranarrativas – Ellen Pirá Wassu 16/07 – 19h às 20h30 Artes vivas e agroecologia – Jorge Menna Barreto
Projeto “Justiça Eleitoral vai até as escolas” leva educação cívica a alunos em Laranjeiras
Na manhã desta segunda-feira (5), cerca de 280 alunos das turmas de 8º e 9º anos da Escola Sesi de Laranjeiras, na Serra, participaram do projeto “Justiça Eleitoral vai até as escolas”. A iniciativa, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (EJE/TRE-ES), tem como objetivo aproximar a Justiça Eleitoral da comunidade escolar, incentivando a educação cívica e eleitoral entre os jovens. Durante a visita, o secretário-executivo da EJE-ES, Vinícius Quintino de Oliveira, e a servidora Rosiane Marrochi Xavier conduziram uma palestra interativa com os estudantes. Além de aprenderem sobre o papel da Justiça Eleitoral, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da urna eletrônica, entender o processo de emissão do primeiro título de eleitor e tirar dúvidas sobre o planejamento de uma eleição. Como parte prática da atividade, os estudantes participaram de uma simulação de eleição para escolher os representantes de turma. A votação foi realizada em urna eletrônica, com apuração em tempo real e proclamação dos eleitos, proporcionando uma experiência completa e dinâmica do processo democrático. Informações e foto: TRE-ES
Assembleia aprova reajuste salarial e aumento do auxílio-alimentação dos servidores estaduais
Os servidores públicos estaduais conquistaram duas importantes vitórias nesta segunda-feira (06), com a aprovação de projetos de lei que garantem reajuste salarial e aumento no valor do auxílio-alimentação. As propostas foram analisadas com urgência e aprovadas pelos deputados estaduais durante a sessão ordinária. O primeiro projeto aprovado concede reajuste de 4,5% para servidores ativos e inativos dos Poderes e instituições do Estado. O aumento abrange servidores do Ministério Público (PL 256/2025), do Tribunal de Justiça (PL 258/2025), da Defensoria Pública (PL 259/2025), do Tribunal de Contas (PL 261/2025), do Poder Executivo (PL 263/2025) e da Assembleia Legislativa (PL 265/2025). As propostas passaram pelas comissões de Justiça e Finanças antes de serem apreciadas em plenário. Já o segundo projeto (PL 264/2025), de iniciativa do governo do Estado, eleva de R$ 600 para R$ 800 o valor do auxílio-alimentação para os servidores do Executivo com jornada de 8 horas diárias. Para aqueles com carga horária menor, o valor será proporcional. O benefício também se estende a militares da reserva remunerada que retornarem ao serviço ativo. Agora, os projetos aprovados serao enviados para a sanção do governador, e os novos valores entrarão em vigor assim que as leis forem sancionadas. O reajuste entra em vigor na próxima folha, relativa ao mês de maio.