Cada época histórica tem um formato de comunicação, tem um veículo que encarna os humores de seu tempo. Quando a República se instalou no Brasil, ela foi produto de uma trajetória de socialização das suas ideias centrais, o chamado republicanismo. Nada se instala em uma determinada sociedade se não tiver a adesão de importantes contingentes de sua população, sobretudo de seus formadores de opinião. Foram os jornais os grandes veículos de propagação da nossa república. Aqui, no Espírito Santo, o maior líder da fase inicial da República foi, sem dúvida, Muniz Freire, o nosso primeiro presidente eleito, em 1892. Ele foi um jornalista brilhante, um homem de grandes ideias e um propulsor do progresso a partir das nossas bases econômicas cafeeiras. Seus artigos em A Província do Espírito Santo e, depois, em O Estado do Espírito Santo incendiavam seus leitores. Sem a imprensa escrita, sem as inúmeras tipografias e jornais no território capixaba, não teríamos uma República popular e capaz de implantar mais progresso entre nós. Assim, os jornais foram os veículos fundamentais na propaganda republicana e na construção do consenso necessário à ação política dos nossos primeiros líderes dessa fase. Claro que havia reuniões, encontros, discussões partidárias, mas eram os jornais que circulavam nos vários municípios que davam a densidade política necessária ao novo regime. A passagem da política mais elitista para uma base de massas se deu nas décadas seguintes através do rádio, sobretudo nos anos 1930. O primeiro grande líder mundial que se construiu no rádio foi Hitler. O nazismo usou e abusou das grandes manifestações feitas através de alto-falantes, do rádio e do cinema. Assim, uma nova base tecnológica permitiu a massificação dos grandes encontros eleitorais e da ratificação de uma ideologia que envolvia milhões de pessoas. No Brasil, Getúlio Vargas usou com maestria os novos instrumentos de divulgação de seus ideais trabalhistas e o apoio popular aos seus governos. Criou a Rádio Nacional, o programa A Voz do Brasil, de transmissão obrigatória, e transformou o samba no ritmo nacional. Podemos dizer, com alguma dose de exagero, que Vargas reinventou o Brasil do século XX. O rádio, o cinema, os grandes encontros naquele que era o maior estádio brasileiro da época, São Januário, todos os instrumentos para fazer do trabalhismo uma marca política foram usados. No Espírito Santo, uma das maiores marcas dessa época foi o Estádio Governador Bley, em Jucutuquara, do Rio Branco, que era o terceiro maior do Brasil, palco, igualmente, de grandes manifestações trabalhistas. Um enorme avanço na capacidade de comunicação de massa. O rádio teve vida longa no âmbito da política. No Espírito Santo, um grande comunicador nesse campo foi Solon Borges Marques com a sua oração da Ave Maria, dita às 18h, hora do Ângelus, e o Acorda Trabalhador, programa matinal das 06h. Em ambos, exercitou uma popularidade que o fez prefeito de Vitória e, depois, de Vila Velha, nos anos 1960 e 1970. Entretanto, a mais vitoriosa voz do rádio capixaba foi Gerson Camata: vereador em Vitória em 1966, a partir da enorme popularidade de seu programa policial, chamado Ronda Policial, que eletrizava as massas. Foi depois deputado estadual, federal, governador do Estado e senador da república. Camata nada seria sem a popularidade que lhe deu sua participação radiofônica. Tivemos outros grandes fenômenos políticos saindo da onda do rádio como Antário Filho. A ditadura militar imobilizou o progresso dos meios de comunicação durante muitos anos. A famigerada Lei Falcão impôs uma rígida censura ao marketing eleitoral, e a televisão só entrou no processo com força em 1989, com a eleição de Collor. Foi a primeira vez que ela protagonizou uma eleição nacional. No nosso Estado, a genialidade de Bete Rodrigues produziu a campanha de Albuíno Azeredo, eleito governador em 1990. Faço aqui um tributo à generosa criatividade de Bete Rodrigues, maior dos nossos personagens da comunicação política, das campanhas eleitorais. Ela personificou como poucos um momento do marketing político brasileiro em nosso estado. Reinou durante décadas, até a sua morte precoce, há alguns anos. Conseguiu fatos memoráveis em campanhas eletrizantes, elegeu vários governadores e fechou um ciclo, encerrado pela presença das redes sociais nas campanhas eleitorais.
Nova lei muda relação na saúde e amplia autonomia do paciente para tomar decisões
Entrou em vigor o Estatuto dos Direitos do Paciente, legislação que altera, na prática, a relação entre pacientes, médicos e instituições de saúde ao transformar direitos antes pouco conhecidos em obrigações claras para os serviços. A partir de agora, unidades públicas e privadas passam a ter o dever de garantir, de forma ativa, acesso à informação, participação nas decisões terapêuticas e maior transparência no cuidado. Na prática, a mudança reforça o papel do paciente, que deixa de ser apenas receptor de condutas médicas e passa a contar com respaldo legal mais consistente para questionar, decidir e até recusar procedimentos, dentro de regras mais objetivas. Segundo a advogada Fernanda Andreão Ronchi, especialista em Direito Médico e da Saúde, a legislação organiza e padroniza direitos que antes estavam dispersos em diferentes normas ou dependiam da interpretação de cada instituição, o que frequentemente gerava conflitos e judicialização. “Entre as principais mudanças concretas estão a obrigação de fornecer informações claras e compreensíveis sobre diagnóstico e tratamento, o acesso facilitado ao prontuário, inclusive com possibilidade de cópia, e o fortalecimento do consentimento informado como um processo efetivo, e não apenas burocrático”, afirma. A lei também reforça o direito à segunda opinião médica, estabelece parâmetros mais objetivos para a presença de acompanhantes e amplia a proteção à privacidade e aos dados de saúde. Para a especialista, o principal avanço está na forma como esses direitos passam a ser exigidos. “O estatuto não cria direitos totalmente novos, mas transforma garantias que antes estavam dispersas em deveres claros para os serviços de saúde. Isso muda a dinâmica, porque deixa de ser uma questão interpretativa e passa a ser uma obrigação mais objetiva.” Ela destaca ainda a mudança na relação de poder dentro do cuidado. “O paciente passa a ter um papel mais ativo e respaldado. O consentimento informado, por exemplo, deixa de ser um documento formal e passa a exigir diálogo real. Isso tende a reduzir conflitos, porque melhora a comunicação e alinha expectativas”, explica. Com a nova regra, hospitais e clínicas terão que se adaptar para assegurar que o paciente compreenda as informações recebidas, que as decisões sejam devidamente registradas e que haja acesso facilitado aos próprios dados. Saiba mais: o que muda com o Estatuto dos Direitos do Paciente Autonomia do paciente Antes: decisões concentradas, em grande parte, nos profissionais de saúde. Agora: paciente passa a ter protagonismo no próprio tratamento. Consentimento informado Antes: tratado, em muitos casos, de forma mais formal. Agora: exige informação clara, acessível e suficiente para decisão consciente. Direito à informação Antes: nem sempre priorizado ou apresentado de forma completa. Agora: deve ser acessível, atualizada e suficiente. Segurança do paciente Antes: foco principal em protocolos institucionais. Agora: paciente pode questionar procedimentos e acompanhar a conduta adotada. Direito a acompanhante Antes: garantido, mas com regras dispersas. Agora: mantido, com possibilidade de restrições em situações específicas. Privacidade de dados de saúde Antes: proteção existente, porém fragmentada. Agora: reforço da confidencialidade, inclusive após a morte, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Cuidados paliativos Antes: pouca estrutura normativa. Agora: garantia reforçada, incluindo alívio da dor e a possibilidade de escolha sobre o local da morte.
Maior circuito de corrida da América Latina, Run Series movimenta Vitória
Track&Field Run Series ocupará as ruas da capital capixaba no dia 17 de maio com modalidades de 5 km e 10 km, além de Corrida Kids O maior circuito de corrida de rua da América Latina está de volta. No dia 17 de maio, Vitória recebe a primeira etapa da Track&Field Run Series no Shopping Vitória. Reunindo veteranos e amadores todos os anos, a edição de 2026 terá os tradicionais percursos de 10 km, com largada às 6h20, e de 5 km, às 6h35. Para os pequenos, a Corrida Kids começa às 8h45, com crianças de 4 a 11 anos divididas em quatro baterias: 4 e 5 anos, com percurso de 50 metros; 6 e 7 anos, 100 metros; 8 e 9 anos, 150 metros; e 10 e 11 anos, 200 metros. O percurso tradicional de 10 km terá largada no Shopping Vitória, seguindo em direção à Curva da Jurema e à Praia da Guarderia. Depois, passa pela Assembleia Legislativa e pelo Píer da Enseada do Suá, até retornar ao shopping. O evento é um dos mais aguardados do calendário anual de provas esportivas da Track&Field Vitória. “É a corrida mais bonita de Vitória. Para muitos, é a porta de entrada no esporte, graças à estrutura e ao cuidado que temos com cada detalhe. Para outros, também é uma oportunidade de viver um momento em família. O diferencial está na experiência, com música, ativações e uma arena pensada para acolher todas as tribos”, destaca Renata França, proprietária da Track&Field Vitória. Música e mais Além de medalha colecionável para todos os participantes, o evento contará com apresentação musical, ativações de parceiros e kit exclusivo Track&Field. Os atletas que subirem ao pódio, além do troféu, também garantem participação cortesia na próxima etapa do Track&Field Run Series, prevista para acontecer ainda este ano. O kit com camiseta Thermodry e Gym Bag poderá ser retirado entre os dias 14 e 16 de maio, na loja da Track&Field no Shopping Vitória, localizada no 1º piso. Na ocasião, atletas inscritos terão 15% de desconto em produtos pré-selecionados da loja. Clientes Santander também receberão 25% de desconto no valor de até duas inscrições, desde que a taxa seja paga com cartão de crédito Santander para ativação do benefício. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports ou nas lojas da Track&Field na Praia do Canto e no Shopping Vitória. Serviço Santander Track&Field Run Series – Shopping Vitória I Local: Shopping Vitória, Enseada do Suá, Vitória Data: 17 de maio Horários: Largada 10 km: 6h20 Largada 5 km: 6h35 Apresentação musical: 8h às 9h15 Corrida Kids: 8h10 Premiação: 9h20 Inscrições e regulamento: pelo aplicativo TFSports, na busca por eventos de Vitória, ou via PIX nas lojas Track&Field Praia do Canto ou Shopping Vitória. Retirada dos kits: 14 a 16 de maio, das 10h às 22h, na loja Track&Field, no 1º piso do Shopping Vitória.
Feira reúne setor logístico e reforça papel do Espírito Santo como hub nacional
A Modal Expo 2026 será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, reunindo representantes de diferentes segmentos da cadeia logística em um dos principais encontros do setor no país. Em sua segunda edição, o evento deve reunir empresas, especialistas e lideranças para discutir tendências, desafios e oportunidades, reforçando o papel do Espírito Santo como um hub estratégico no cenário nacional. A programação prevê palestras, fóruns, rodadas de negócios e painéis sobre temas como investimentos, inovação, tecnologia, eficiência operacional e práticas ESG. As inscrições serão abertas em breve. Segundo o diretor da feira, Marcos Milaneze, a proposta é estimular conexões, fomentar negócios e ampliar o debate sobre o desenvolvimento do setor, com foco em transporte, distribuição, infraestrutura e comércio exterior. A escolha do Espírito Santo como sede está ligada ao avanço do estado no setor logístico, impulsionado por fatores como localização estratégica, estrutura portuária e ambiente competitivo de incentivos fiscais. A segurança institucional também é apontada como um diferencial para atração de investimentos e expansão de operações. O estado ocupa posição de destaque na movimentação de cargas portuárias e apresenta forte inserção no comércio internacional. De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a corrente de comércio exterior — soma de exportações e importações — representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, percentual superior à média nacional. André Milanez, diretor da Milanez & Milaneze, Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, Marcelo Braga da Liga de Marketing e Marcos Milanez Milaneze, diretor da Milanez & Milaneze. Para o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar de Lima Acosta, o alto grau de abertura econômica evidencia a relevância do estado no cenário global. “A integração entre os diferentes elos da cadeia é fundamental para o crescimento do setor e a Modal Expo cria um ambiente estratégico para isso. O estado vem se consolidando como um importante corredor logístico e o evento amplia conexões e oportunidades de negócios”, afirma. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Luiz Moro, destaca que o evento traduz a vocação logística do estado. “Quando reunimos comércio exterior, transporte e o atacado distribuidor, que conecta indústrias, varejo e consumidores, falamos de uma engrenagem essencial para a economia. O Espírito Santo tem uma base sólida, com investimento, eficiência logística e integração entre setores. O atacado distribuidor responde hoje por 29,2% da arrecadação estadual, o maior percentual entre os segmentos”, ressalta. No segmento de transporte, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Espírito Santo (Transcares), Luiz Alberto Teixeira, aponta a importância do modal rodoviário e da integração logística. “O transporte rodoviário responde por mais de 60% da movimentação de cargas no Brasil. No Espírito Santo, essa relevância se soma a um ambiente integrado aos portos e ao comércio exterior. A movimentação portuária supera 137 milhões de toneladas. A Modal Expo se consolida como um espaço para debater eficiência, segurança e inovação, além de fortalecer a conexão entre os modais e ampliar a competitividade do estado”, afirma. A Modal Expo é promovida por Sindiex, Sincades e Transcares, com realização da Milanez & Milaneze e da Liga de Marketing. Edição anterior A primeira edição, realizada em 2025, reuniu mais de 7 mil visitantes de 22 estados brasileiros. A projeção de negócios ultrapassou R$ 65 milhões, com participação de mais de 100 marcas expositoras, cerca de 74 painelistas e uma programação que somou 72 horas de conteúdo.
Itaúnas Jazz e Blues estreia com banda exclusiva criada para o festival; veja detalhes
A primeira edição do Itaúnas Jazz e Blues será realizada entre os dias 24 e 26 de abril, na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, e terá como um de seus destaques uma formação inédita criada especialmente para o evento. A All Stars Jazz Band reúne cinco músicos com trajetórias consolidadas no cenário nacional e internacional e fará sua apresentação no Palco Sesc, montado ao ar livre na Praça São Sebastião, na sexta-feira (24). A programação é gratuita. Idealizada pela produtora e curadora Nina Lima, a banda foi concebida exclusivamente para marcar a estreia do festival. Integram o grupo Bebê Kramer (acordeom), Robertinho Silva (percussão), Claudio Dauelsberg (piano), Renato Rocha (bateria) e Ney Conceição (baixo). Apesar de já terem dividido palcos em diferentes momentos da carreira, esta será a primeira vez que os cinco se apresentam juntos como uma banda. “Eu sempre acho que a primeira edição de um festival precisa ter uma marca própria. A ideia foi criar algo único para esse momento. São artistas com agendas intensas, mas que têm grande admiração entre si. Essa reunião é uma oportunidade rara”, afirma Nina. O repertório deve reunir música instrumental brasileira com influências nordestinas, incluindo ritmos como maracatu e frevo, aliados à linguagem do jazz e à improvisação. A apresentação também contará com uma homenagem a Hermeto Pascoal, referência da música brasileira reconhecida internacionalmente pela experimentação sonora e pela influência sobre gerações de instrumentistas. “A All Stars Jazz Band traduz o que pensamos para o festival: grandes músicos e liberdade criativa. A criação desse projeto representa um presente para o público e para a história do evento”, destaca José Olavo Medici, idealizador do Itaúnas Jazz e Blues. Sem previsão de continuidade, a formação foi pensada como uma apresentação única, restrita ao festival. O Itaúnas Jazz e Blues propõe uma experiência que combina música ao ar livre, ambiente praiano e estrutura com área gastronômica coberta, reunindo culinária capixaba, vinhos e cervejas artesanais. O evento é uma realização da Adetur (IGR) – Instância de Governança Regional de Turismo do Verde e das Águas, com correalização da Aeti – Associação Empresarial e Turística da Vila de Itaúnas, organização da Rota Eventos e Iamonde Design de Eventos, patrocínio cultural do Sesc – Fecomércio-ES – Senac, apoio da Prefeitura de Conceição da Barra, Sebrae/ES, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo. Serviço Itaúnas Jazz e Blues Dias: 24 a 26 de abril de 2026 Horários: sexta-feira e sábado, a partir das 19h; domingo, a partir das 12h Local: Praça São Sebastião, em Itaúnas, Conceição da Barra Entrada gratuita Programação – Palco Sesc 24 de abril (sexta-feira) 19h – Marcelo Coelho convida Filó Machado 21h – All Stars Jazz Band 23h – Lady Trucker & The Simi Brothers 25 de abril (sábado) 19h – Alexandre Borges Sexteto 21h – Jefferson Gonçalves & Duo Bitencourt 23h – Lo Steele & Igor Prado Band 26 de abril (domingo) 12h – Igor Souza & Ian Coury 14h30 – Roger Bezerra Trio convida Chico Chagas
Carreira no mercado financeiro avança no ES com crescimento dos investimentos
O avanço do mercado de investimentos no Espírito Santo tem impulsionado novas oportunidades de carreira no setor financeiro. Dados da B3 indicam que, em março de 2026, o Estado somava mais de 132 mil investidores pessoas físicas, com R$ 9,3 bilhões sob custódia, refletindo o fortalecimento da cultura de investimentos na região. O movimento acompanha um cenário nacional de expansão. Em 2025, o volume de recursos aplicados por pessoas físicas no Brasil atingiu R$ 8,5 trilhões, o que reforça a crescente demanda por orientação especializada e amplia o espaço para profissionais qualificados no setor. No Espírito Santo, o crescimento também está ligado à descentralização do mercado financeiro, com regiões fora dos grandes centros ganhando protagonismo. Com economia diversificada e ambiente favorável a novos negócios, o Estado vem se consolidando como um polo estratégico, o que aumenta a demanda por talentos. Segundo a Ancord, o Sudeste concentra 61,9% dos profissionais do país. A entidade, regulada pela Comissão de Valores Mobiliários, também aponta que a base de assessores de investimentos cresceu mais de 500% na última década, ultrapassando 27,6 mil profissionais certificados em 2026. A executiva da XP Inc., Cecília Perini, destaca que o desenvolvimento de talentos locais tem sido estratégico para o setor. “Um dos diferenciais da XP está nas pessoas, que constroem relações próximas e entendem os objetivos dos clientes. No Espírito Santo, contamos com profissionais qualificados, com visão de longo prazo e atuação estratégica na gestão de patrimônio. Dentro da estratégia de regionalização, investir no desenvolvimento de talentos locais é essencial para ampliar o acesso a um atendimento próximo e de qualidade”, afirma. A companhia mantém iniciativas voltadas à formação de novos profissionais, como o programa XP Future, e segue com oportunidades abertas no Estado. Como ingressar na carreira Entre os principais requisitos para atuar como assessor de investimentos estão certificações como CPA-20 ou CEA, que validam o conhecimento técnico em produtos financeiros. Além disso, habilidades como comunicação, visão estratégica e capacidade analítica são consideradas diferenciais. Para quem deseja migrar de área, especialistas recomendam planejamento financeiro, já que o início da carreira pode exigir tempo até a consolidação da carteira de clientes. Com o avanço do perfil do investidor brasileiro, cresce também a necessidade de orientação qualificada. Nesse contexto, o profissional do mercado financeiro amplia sua atuação, contribuindo não apenas na oferta de produtos, mas também na educação financeira e no suporte à tomada de decisões. Confira aqui o link para inscrição: O cenário de expansão reforça a importância da profissionalização e da escolha de instituições com boa governança e foco no cliente para sustentar o desenvolvimento da carreira no setor. “A profissionalização é um pilar estratégico para o futuro do setor. Ao elevar o padrão técnico e ético, o mercado fortalece sua credibilidade e contribui para um ambiente mais seguro e alinhado às necessidades do investidor”, afirma Cecília Perini.
Indústria de petróleo e gás no ES prevê mais de R$ 38 bilhões em investimentos até 2031
A indústria de petróleo e gás no Espírito Santo projeta um novo ciclo de expansão, com R$ 38,4 bilhões em investimentos previstos até 2031. Os dados são da 9ª edição do Anuário da Indústria de Petróleo e Gás Natural no Estado, lançado na terça-feira (14) pelo Observatório Findes. O levantamento reúne dados atualizados, análises e projeções do setor, incluindo investimentos e produção de óleo e gás no território capixaba. Ao todo, foram mapeados projetos de nove empresas com atuação no Estado. Entre os destaques, a Petrobras lidera o volume de aportes, com R$ 29 bilhões previstos até 2030, sendo R$ 17 bilhões já em execução. Os investimentos estão concentrados principalmente na área de exploração e produção, com destaque para a implantação do FPSO Maria Quitéria, no Parque das Baleias. Outros projetos relevantes incluem o campo de Wahoo, operado pela PRIO, com cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos, e os polos Golfinho e Camarupim, da BW Energy, que somam aproximadamente R$ 3,6 bilhões até 2030. Também estão entre os investimentos mapeados projetos da ES Gás, Prysmian Group, Imetame, Seacrest, Shell e NBS Petróleo e Gás. O presidente da Findes, Paulo Baraona, afirmou que o setor segue como um dos principais motores do desenvolvimento econômico do Estado. “Com o Anuário, estamos entregando, mais uma vez, uma ferramenta estratégica e essencial para orientar decisões, antecipar tendências e planejar, com responsabilidade, o futuro da indústria e do Espírito Santo. Ao longo das últimas décadas, o setor de petróleo e gás impulsionou o nosso crescimento. Estamos diante de oportunidades históricas que podem transformar a nossa economia e gerar emprego e renda para a população capixaba”, afirmou. Baraona também destacou o potencial de novas frentes ligadas ao setor, como o descomissionamento offshore e projetos de captura, transporte e armazenamento de carbono (CCS). “O próximo salto industrial do Espírito Santo nasce no mar, ganha força na indústria e se concretiza nas pessoas. Temos hoje projetos relevantes de descomissionamento já aprovados e um cenário promissor para o avanço do CCS, com condições estruturais que nos colocam em posição estratégica. Esse é um movimento que estamos construindo com planejamento e articulação, para consolidar o Estado como referência nesses novos mercados”, disse. O governador do Estado, Ricardo Ferraço, ressaltou a importância da atuação conjunta entre instituições para o fortalecimento do setor. “Quero agradecer à Federação e a todos os segmentos que dedicam seu tempo para contribuir com o desenvolvimento do setor. De Américo Buaiz, primeiro presidente da FINDES, a Paulo Baraona, a contribuição da Federação ao crescimento do nosso Estado é muito relevante, em todos os ciclos. O Governo do Estado sempre conta com essa parceria. A colaboração entre os poderes gera resultados mais eficientes para a sociedade”, afirmou. Indicadores do setor no Espírito Santo O anuário também apresenta dados atualizados da indústria no Estado: – Produção de petróleo: 192,9 mil barris por dia em 2025 (2ª posição no país) – Produção de gás natural: 5,08 milhões de m³/dia (4ª posição nacional) – Reservas de petróleo: 94,5% em áreas offshore – Projeção de crescimento (2025–2027): 13,5% ao ano (petróleo) e 10,6% (gás) – Investimentos previstos até 2031: R$ 38,4 bilhões – Empresas na cadeia produtiva: 652 – Empregos formais: 17,2 mil – Salário médio: R$ 7.954,70 no ES Descomissionamento ganha espaço no radar do setor O anuário aponta que, a partir de 2028, a produção dos campos capixabas deve entrar em declínio natural, o que abre espaço para o avanço do descomissionamento offshore. Atualmente, 26 projetos já foram aprovados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), somando cerca de R$ 4,8 bilhões em investimentos. O tema foi debatido durante o lançamento da publicação, com representantes do setor público e privado, que destacaram a necessidade de avanços regulatórios, tributários e de qualificação profissional para consolidar o Espírito Santo como referência nacional nesse novo mercado. Produzido desde 2017, o Anuário da Indústria de Petróleo e Gás no Espírito Santo reúne dados sobre produção, investimentos, arrecadação e mercado de trabalho, com apoio de entidades do setor e do Governo do Estado.
Programa Reluz na Estrada 2026 é lançado em Marechal Floriano
O Instituto Ambiental Reluz (IAR) realizou, no dia 15 de abril, o lançamento da edição 2026 do programa Reluz na Estrada, iniciativa de educação ambiental voltada à preservação da biodiversidade e à redução do atropelamento de animais silvestres em rodovias do Espírito Santo. O evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Oscar Emílio Hülle, no Centro de Marechal Floriano, com a participação de representantes de instituições públicas, educacionais e ambientais. Criado em 2019, o programa tem como objetivo sensibilizar a sociedade, especialmente motoristas, sobre os impactos do atropelamento de fauna nas rodovias. Dados da Plataforma Urubu indicam que cerca de 17 animais são atropelados por segundo no Brasil, o que representa aproximadamente 475 milhões de ocorrências por ano. Parte desses registros ocorre na Região Sudeste, incluindo trechos da BR-262. A edição de 2026 prevê a realização de atividades educativas com estudantes e ações de conscientização na Região Metropolitana da Grande Vitória e nos municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins. Durante o lançamento, os estudantes participaram de atividades sobre o tema e foram convidados a produzir textos para uma publicação prevista para o final do ano, com contribuições de especialistas da área de ecologia de estradas. Segundo a diretora-presidente do Instituto Ambiental Reluz, Renata Oliveira Bomfim, o programa foi criado a partir da necessidade de ampliar ações educativas relacionadas à proteção da fauna no contexto do trânsito. De acordo com ela, a iniciativa busca estimular práticas como redução da velocidade, respeito às normas de trânsito e direção defensiva, considerando os impactos das rodovias sobre os deslocamentos de animais silvestres. As atividades do programa incluem mobilizações em rodovias, ações educativas em escolas e distribuição de mudas de árvores da Mata Atlântica e livros de autores capixabas a motoristas. A iniciativa utiliza a metodologia Visão Zero, abordagem voltada à prevenção de mortes no trânsito e à redução de riscos para pessoas e animais. Participaram do evento Lucelena Maria Fernandes, diretora da escola e presidente da Academia Florianense de História, Artes e Letras (AFHAL); Erica Alves de Souza Rocha, representante do Detran-ES; Thainá Cristina Pereira de Souza, representante da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Floriano; Reni Klipel Machado, professora e representante da AFHAL; Geovana Schneider, escritora da AFHAL; tenente Guimarães, da Polícia Militar Ambiental; Pedro Henrique Zucon Botacin, representante dos estudantes escritores; e Renata Bomfim e Luiz Bittencourt, diretores do Instituto Ambiental Reluz, além de representantes de outras instituições parceiras. A edição 2026 do programa Reluz na Estrada é realizada em conjunto com o Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fundema) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com apoio da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo (PRF-ES), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo (BPMA-ES), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Espírito Santo (Cetas-ES) e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
Ferraço reúne a cúpula da segurança para alinhar ações do Estado Presente
O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, conduziu, nesta quarta-feira (15), a primeira reunião de coordenação estratégica do programa Estado Presente em Defesa da Vida em sua gestão. O encontro foi realizado no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, reunindo representantes das forças de segurança, secretários de Estado e integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário. A reunião teve como foco a análise de dados e o alinhamento de ações na área de Segurança Pública, em um cenário de estabilidade e tendência de queda nos índices de violência. Em março, o Espírito Santo registrou 59 homicídios — o menor número para o mês nos últimos 30 anos e o melhor resultado da série histórica iniciada em 1996. No acumulado do primeiro trimestre de 2026, foram contabilizadas 213 mortes violentas, mesmo número registrado no mesmo período do ano anterior, mantendo o patamar de controle dos crimes contra a vida. “A Segurança Pública é uma obra inacabada, em que precisamos estar atentos todos os dias. Coordenei por um período significativo o Programa Estado Presente, enquanto vice-governador, e agora o trabalho e a dedicação aumentam como governador do Estado. Vamos seguir firmes, acompanhando cada movimento e resultados, realizando investimentos e fortalecendo nossas forças de segurança para que possamos melhorar, a cada dia, nossos indicadores e tornar o Espírito Santo cada vez mais seguro para se viver”, afirmou o governador Ricardo Ferraço. Durante o encontro, também foram discutidos pontos que demandam maior atenção por parte das forças policiais. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o desempenho registrado em março e a importância da continuidade das ações integradas. “A gente teve um mês de março desafiador, que havia sido muito bom no ano passado, e, mesmo assim, conseguimos registrar um resultado ainda melhor. Isso é fruto de toda a integração do programa Estado Presente, agora com a coordenação do nosso governador Ricardo Ferraço, que tem dado continuidade a um trabalho de longo prazo, que é justamente o que necessitamos para que a Segurança Pública dê resultados efetivos e reais para a população. O Espírito Santo está no caminho certo e precisa continuar assim”, enfatizou Damasceno. O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do programa, Álvaro Duboc, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a continuidade das políticas públicas voltadas à segurança. “O governador Ricardo Ferraço tem na segurança pública uma prioridade clara e segue comprometido com a continuidade e o aprimoramento das ações e investimentos que vêm transformando a realidade do Espírito Santo. O Programa Estado Presente é a principal expressão desse trabalho, com resultados consistentes e redução histórica dos crimes violentos ao longo dos anos. Com a integração entre os Poderes, o envolvimento das instituições do sistema de justiça criminal, o reforço dos investimentos e a liderança do governador, vamos seguir avançando na direção certa, sempre com foco na proteção da vida e no bem-estar dos capixabas”, comentou Duboc. De acordo com as autoridades, o desafio é manter a trajetória de redução dos índices, com atenção ao enfrentamento às facções criminosas e aos crimes patrimoniais, que também vêm apresentando queda nos últimos anos, impulsionada por investimentos em efetivo e tecnologia.
Programa do ES integra seleção do BID para evento global
O programa Moderniza-ES, da Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus), foi selecionado entre cinco iniciativas brasileiras para participar da Impact Evaluation Design Week (IEDW) 2026, evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No total, 19 projetos financiados pelo Banco em todo o continente americano integram a programação. Realizado em Brasília (DF) entre segunda-feira (13) e sexta-feira (17), o encontro reúne equipes de projetos apoiados pelo BID com foco no desenvolvimento de avaliações de impacto. A proposta da IEDW é capacitar gestores na construção de metodologias que permitam mensurar resultados concretos das políticas públicas. Representam o Espírito Santo o coordenador-geral da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira, e o gerente de Fortalecimento do Programa de Reinserção Social, Silvagner Andrade de Azevedo. Também acompanha as atividades o especialista setorial sênior em Segurança Cidadã e Justiça do BID, Rodrigo Pantoja. Durante a programação, o Moderniza-ES participa das atividades técnicas com foco na implementação do modelo Risco-Necessidade-Responsividade (RNR). A seleção do programa reconhece o potencial da iniciativa na produção de evidências qualificadas sobre ressocialização e na melhoria da gestão do sistema prisional. “Medir o impacto dos projetos financiados pelo BID na região é essencial para maximizar sua eficácia. Por isso o BID promove o desenvolvimento de Avaliações de Impacto para seus projetos, uma ferramenta que permite avaliar as mudanças nos resultados de desenvolvimento causadas por um determinado projeto. Nas intervenções de ressocialização do Moderniza-ES, medimos o impacto das ações na redução da reincidência criminal”, afirmou Vinícius Teixeira. Ao longo da semana, a equipe da Sejus participa de oficinas práticas e mentorias especializadas, avançando na estruturação de uma avaliação de impacto para o modelo RNR, alinhada às melhores práticas internacionais. A participação no evento reforça o compromisso da Sejus com a qualificação das políticas públicas e o uso de metodologias baseadas em evidências na área de justiça e ressocialização. O Moderniza-ES é financiado pelo BID e reúne investimentos de US$ 102,9 milhões destinados à ampliação e modernização dos serviços da Sejus, com ações nas áreas de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.