A Assembleia Legislativa do Espírito Santo abriu, na noite desta segunda-feira (25), a exposição “190 Caminhos da Cidadania” em uma cerimônia marcada por grande presença de público, autoridades e representantes da sociedade capixaba. O evento celebrou a trajetória histórica, política e institucional do povo capixaba por meio de documentos, registros e narrativas que ajudam a contar a construção da cidadania no Estado. A solenidade reuniu nomes importantes da política e da vida pública do Espírito Santo, entre eles o governador Ricardo Ferraço, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, o ex-governador Renato Casagrande, deputados estaduais, ex-presidentes da Casa, representantes de instituições e convidados ligados à cultura, à educação e à preservação da memória capixaba. Durante os pronunciamentos, Ricardo Ferraço lembrou que já presidiu a Casa e que foi protagonista na história do Legislativo estadual. O governador fez um relato pessoal sobre sua relação com a Assembleia Legislativa, lembrando a trajetória do pai, o ex-presidente da Casa Theodorico Ferraço. Ricardo também ressaltou o papel da memória institucional e afirmou que preservar essa história é fundamental para fortalecer a democracia e compreender a formação política do Estado. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, afirmou que a exposição representa não apenas uma homenagem aos 190 anos da Casa, mas também um reconhecimento à participação do povo capixaba na construção da cidadania e das instituições democráticas do Espírito Santo. Marcelo destacou ainda o trabalho coletivo envolvido na elaboração da mostra e o esforço da Assembleia em aproximar a população de sua própria história. O curador Ronaldo Barbosa ressaltou o caráter histórico e simbólico da exposição, construída a partir de um amplo trabalho de pesquisa, unindo história, beleza, pesquisa e preservação documental. O historiador e professor João Gualberto também participou da cerimônia e falou sobre a relevância da memória institucional e da preservação dos acontecimentos que ajudaram a moldar a identidade política e social do Espírito Santo ao longo das últimas décadas. Documentos, imagens, registros históricos e conteúdos ajudam a retratar diferentes momentos da trajetória política capixaba. A mostra propõe ao público uma imersão na história do Parlamento estadual e nas transformações sociais e institucionais vividas pelo Espírito Santo ao longo do tempo. Exposição une memória, arte contemporânea e participação cidadã A exposição “190 Caminhos da Cidadania” propõe uma releitura contemporânea da trajetória da Assembleia Legislativa do Espírito Santo ao combinar memória institucional, arte e reflexão sobre democracia e participação popular. A mostra reúne documentos históricos, fotografias, projeções audiovisuais e obras produzidas especialmente para a celebração dos 190 anos da Ales. Com curadoria de Ronaldo Barbosa, a exposição apresenta um diálogo entre o acervo histórico da Assembleia e produções contemporâneas de artistas capixabas de diferentes gerações e linguagens. As obras abordam temas ligados à democracia, liberdade, diversidade, transparência, legado, futuro, memória e cidadania. Entre os artistas participantes estão nomes como Lando, Erildo Ludovico “Bola”, Carlo Schiavini, Elvys Chaves, Sandro Novaes, Andreia Falqueto, Re Henri, Rick Rodrigues e Ana Luzes. Cada obra foi criada a partir de conceitos ligados à experiência democrática e à construção coletiva da sociedade. Outro destaque da mostra é o programa educativo voltado para estudantes e jovens, com visitas mediadas e materiais pedagógicos que apresentam a história da Assembleia e o funcionamento do Poder Legislativo. A proposta é aproximar as novas gerações da vida pública e estimular a participação cidadã. A exposição também conta com uma projeção audiovisual de aproximadamente 21 metros de extensão, que percorre momentos marcantes da história da Assembleia Legislativa desde sua criação, em 1834, conduzindo o visitante por uma experiência imersiva sobre a evolução política e institucional do Espírito Santo.
FAESA conquista 12 prêmios no Expocom Sudeste e leva título de melhor Agência Escola
Estudantes da FAESA colocaram novamente a comunicação capixaba em evidência no cenário universitário nacional ao conquistarem 12 prêmios no Expocom Sudeste 2026, uma das principais premiações acadêmicas da área de Comunicação no país. A competição integra o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), considerado o maior evento da área na América Latina. Com o resultado, a instituição foi a mais premiada da região Sudeste e ainda conquistou o reconhecimento de melhor Agência Escola de Publicidade da região com o Laboratório de Comunicação Social e Mercado (LACOS), reforçando o protagonismo da produção acadêmica capixaba nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Os trabalhos premiados envolveram categorias como fotografia publicitária, audiovisual para internet, jingle, embalagem, gestão na web, programa laboratorial de TV, ensaio fotográfico, outdoor e anúncio impresso. Os projetos foram desenvolvidos por dezenas de estudantes, sob orientação de professores da instituição, consolidando a proposta prática e integrada adotada pela FAESA na formação dos alunos. Segundo Marilene Mattos, o desempenho é resultado de um trabalho contínuo voltado ao incentivo da criatividade, da inovação e da excelência acadêmica. “A FAESA tem uma trajetória de destaque no Intercom e no Expocom, sempre levando o nome do Espírito Santo para o cenário nacional da comunicação. Essas conquistas mostram a potência dos nossos estudantes, professores e projetos, além de reforçarem a relevância da produção capixaba no Sudeste e em todo o Brasil”, afirmou. Além da etapa regional, os trabalhos vencedores agora avançam para a fase nacional do Expocom, prevista para setembro, na Universidade Católica de Brasília, reunindo os principais projetos universitários do país. Trabalhos premiados no Expocom Sudeste 2026 Vinheta Líder: Matheus Simmer Orientação: Prof. Felipe Dall’Orto Agência Escola Líder: Branda Azevedo Coautores: Aine Kielly Nascimento Moraes Casali, Álvaro Henrique Ribeiro Aroso, Arthur Moschen dos Anjos, Gabrielly Candotti Pimentel, Lucas Gabriel Pirajá Chagas, Mariana da Cruz Bachette Duarte, Matthews Ferreira da Silva e Tameme Bozzetti de Souza Orientação: Prof. Felipe Dall’Orto Jingle Líder: Gabriely Moro Coautores: Ana Carolina Lima e Pedro Sabino Orientação: Prof. Felipe Dall’Orto Fotografia Publicitária Líder: Julia Felberg Coautores: Ester Gomes, Karen Jhulye, Pedro Cerqueira e Marina Madeira Orientação: Profª Zanete Dadalto Anúncio Impresso Líder: Suzanny Alcântara Coautores: Hiago Coelho, Lucas Zanetti e Marcela Monteiro Orientação: Prof. Victor Mazzei Outdoor Líder: Caroliny Calazans Coautores: Lorrayne Lima, Danielly Leal e Letícia Amorim Orientação: Prof. Felipe Dall’Orto Produção Audiovisual para Internet Líder: Hiago Coelho Coautores: Amanda Miranda, Flávia Maria, Guilherme Lessa e Izabella Furtado Orientação: Prof. Roger De Seta Embalagem Líder: Guilherme Lessa Coautores: Amanda Miranda, Flávia Maria e Hiago Coelho Orientação: Prof. Roger De Seta Fotografia Artística Líder: Júlia Fayon Orientação: Profª Zanete Dadalto Ensaio Fotográfico Líder: João Vitor Braun Kepp Coautora: Emilly Glassiner Orientação: Profª Zanete Dadalto Programa Laboratorial de TV Líder: Maria Vitória Coautores: Arthur Moschen dos Anjos, Matthews Ferreira da Silva, Matheus Pedreira Simmer e Lucas Gabriel Pirajá Chagas Orientação: Prof. Felipe Dall’Orto Gestão na Web Líder: Flávia Maria Coautores: Amanda Miranda, Guilherme Lessa e Hiago Coelho Orientação: Prof. Roger De Seta
Entrega de investimentos marca agendas de Emanuela Pedroso no Norte e na Grande Vitória
Diálogo com lideranças, aproximação com a população e acompanhamento de investimentos públicos têm marcado a agenda da ex-secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, em diferentes regiões do Espírito Santo. Nos últimos dias, a pré-candidata a deputada federal esteve em Barra de São Francisco, Ecoporanga e Vila Velha, participando de encontros políticos e agendas institucionais ligadas a obras e ações do Governo do Estado. Na última quinta-feira (21), Emanuela participou do tradicional Encontro de Amigos, em Barra de São Francisco, a convite do prefeito Enivaldo dos Anjos. O evento (foto acima) reuniu vereadores, lideranças comunitárias e moradores do município, reforçando a articulação política e o diálogo com diferentes segmentos da sociedade. Durante o encontro, Emanuela destacou a importância da troca de experiências com lideranças e moradores das cidades por onde tem passado. “Gosto do diálogo que motiva, que nos faz conhecer e aprender mais sobre as pessoas e as cidades. E percorrendo o Espírito Santo, me sinto privilegiada com todo o aprendizado e o carinho que venho conquistando e recebendo”, afirmou. A ex-secretária também tem acompanhado ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado em municípios capixabas. Na sexta-feira (22), ela esteve em Ecoporanga (foto acima) durante a agenda de anúncios e autorizações de obras no município. Entre as ações apresentadas estão a ordem de serviço para revitalização do passeio público às margens do Rio Dois de Setembro e a autorização para licitação das obras de construção de muros de gabião nas duas margens do rio, na região central da cidade. Os investimentos serão executados pela Prefeitura de Ecoporanga, comandada pelo prefeito José Luiz Mendes, com recursos do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas. Emanuela coordenou o programa entre abril de 2022 e março deste ano, período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento e, posteriormente, da Secretaria de Estado do Governo. Já neste sábado (23), Emanuela participou das comemorações do Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, em Vila Velha. A cidade concentra uma série de investimentos realizados em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal, incluindo obras de macrodrenagem do Canal da Costa e do Canal do Congo, além de intervenções de drenagem e pavimentação em diferentes bairros. Segundo Emanuela, os investimentos têm contribuído para melhorar a infraestrutura urbana e ampliar a capacidade de resposta dos municípios aos impactos climáticos. “Nasci em Alto Rio Novo, mas foi Vila Velha que escolhi para morar com minha família. Foi aqui também que passei a integrar a equipe do Governo do Estado, contribuindo para o maior volume de investimentos da história do Espírito Santo”, declarou.
Conheça 8 mitos e verdades sobre o uso de medicamentos
A automedicação, o uso inadequado de remédios e as dúvidas sobre a forma correta de tomar medicamentos ainda fazem parte da rotina de muitos brasileiros. Questões aparentemente simples, como ingerir comprimidos com café, reaproveitar medicamentos vencidos ou dobrar uma dose esquecida, podem comprometer a eficácia do tratamento e até representar riscos à saúde. Segundo o geriatra e superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, Roni Mukamal, muitas informações equivocadas sobre medicamentos continuam circulando no dia a dia e reforçam hábitos perigosos. “Mesmo medicamentos de uso comum exigem cuidados específicos. A forma de administração, a associação com outras substâncias e o respeito às doses prescritas fazem diferença tanto na eficácia quanto na segurança do tratamento”, explica. Para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o tema, o especialista lista mitos e verdades relacionados ao uso de medicamentos: 1 – Remédio deve ser tomado com água? Verdade. A água é a forma mais segura para ingerir medicamentos. Leite, café, bebidas alcoólicas e alguns sucos podem interferir na absorção e na eficácia de determinadas substâncias. 2 – Medicamentos com poucos dias após o vencimento ainda fazem efeito? Mito. Após o vencimento, não há garantia de eficácia e segurança. O medicamento pode sofrer alterações químicas e causar riscos à saúde. 3 – Bebidas alcoólicas podem interferir no tratamento? Verdade. O álcool pode potencializar efeitos adversos, reduzir a eficácia de medicamentos e provocar reações perigosas, especialmente em combinação com antibióticos e calmantes. 4 – Suplementos e chás podem ser usados normalmente junto com medicações, por serem considerados “saudáveis” ou “naturais”? Mito. Chás, suplementos e produtos naturais também podem interagir com medicamentos e provocar efeitos adversos. 5 – Dobrar a dose aumenta o efeito da medicação e acelera a recuperação? Mito. O uso acima da dose prescrita aumenta o risco de intoxicação e não garante melhora mais rápida dos sintomas. 6 – Medicamentos não utilizados ou vencidos não devem ser descartados no lixo comum? Verdade. O descarte incorreto pode contaminar o meio ambiente e causar acidentes domésticos. O ideal é procurar pontos de coleta em farmácias e drogarias. 7 – Esquecer de tomar o medicamento no horário prescrito permite dobrar a dose na próxima administração? Mito. Dobrar a dose pode causar intoxicações e alterar o tratamento. Em caso de dúvida, o ideal é procurar orientação profissional. 8 – Medicamentos líquidos agem de forma mais rápida que comprimidos Verdade. Os medicamentos líquidos ou em solução não passam pelo processo de dissolução dentro do organismo como os comprimidos e, por isso, costumam ter absorção mais rápida.
Capixabas brilham com primeiro e segundo lugares no Sul-americano de Kart no RS
Os capixabas Joaquim Emerick e Joaquim Medeiros foram os grandes destaques da categoria Cadete no 2º Campeonato Sul-americano de Kart 4 Tempos, realizado neste domingo (24), no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS). Em uma chegada emocionante decidida por apenas quatro milésimos de segundo, Joaquim Emerick conquistou o título, seguido de perto por Joaquim Medeiros, garantindo a dobradinha capixaba na competição. Outro destaque do Espírito Santo foi Miguel Emerick, irmão de Joaquim, que terminou na quarta colocação da categoria Mirim. Joaquim Emerick comemorando o título O kartismo sul-americano viveu mais um dia especial com a realização da competição organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), com apoio da Federação Internacional de Automobilismo. A edição deste ano reuniu mais de 140 inscrições e pilotos de seis países na pista gaúcha. Correndo em casa, os brasileiros confirmaram o favoritismo e dominaram todos os pódios da competição. As provas foram acompanhadas pelo presidente da CBA, Giovanni Guerra, além de representantes das federações do Uruguai e da Argentina. Joaquim Medeiros comemorando a 2ª colocação A programação de domingo começou com a categoria Mirim, marcada por intensa disputa e troca de posições. Na última volta, Felipe Saddi, de apenas oito anos, conseguiu uma ultrapassagem dupla para garantir o título. Miguel Faccio terminou em segundo e José Arthur completou o pódio. Miguel Emerick fechou a corrida na quarta colocação, muito próximo dos líderes. Na F4 200, a vitória ficou com Alain Sisdeli, seguido por Cesar Ramos, piloto da Stock Car Pro Series, e João Cunha. Os pilotos da Cadete protagonizaram uma das corridas mais emocionantes do fim de semana. Joaquim Emerick, de 10 anos, venceu após cruzar a linha de chegada apenas quatro milésimos de segundo à frente de Joaquim Medeiros. Murilo Dominguez completou o pódio. Na F4 Master, Bruno Grigatti chegou ao bicampeonato da competição. Campeão da edição de 2025, no Uruguai, ele largou em quarto, assumiu rapidamente a liderança e venceu com vantagem sobre André Nicastro e Giulliano Forcolin. Com 25 karts no grid, a F4 Júnior teve vitória de Arthur Machado, de 13 anos, seguido por Arthur da Rocha e Antonio Claro. A F4 Sênior, que contou com o maior grid do evento, com 36 karts, também teve uma chegada eletrizante. Olin Galli venceu com apenas sete milésimos de vantagem para Enzo Prando. Murilo Fiore terminou em terceiro. Fechando a programação, André Nicastro conquistou o título da F4 Grand Master após liderar a prova desde a largada e abrir mais de cinco segundos de vantagem sobre Alessandro Marchini. Flaviano Ramos completou o pódio. O Sul-americano de Kart 4 Tempos integra um movimento continental que reúne entidades de 11 países da América do Sul, com o objetivo de fortalecer o kartismo na região. Comemoracão Família Emerick (KMCom / DarkSide Karts) “Muito feliz de ganhar meu primeiro título internacional e representar o Brasil. Isso é muito especial pra mim e pra minha família. Foi uma corrida muito difícil, mas consegui passar todo mundo na última volta”, comemorou o Campeão Sul-americano de Kart 4T, Joaquim Emerick, logo após subir ao lugar mais alto do pódio no Circuito Internacional Techspeed. Miguel Emerick na pista (KMCom / DarkSide Karts) Depois da cerimônia de premiação, os irmãos Emerick celebraram um fim de semana histórico para o kartismo capixaba. Agora, Miguel e Joaquim fazem as malas com os troféus na bagagem e retornam ao Espírito Santo para comemorar ao lado dos amigos e familiares essa conquista continental histórica.
Inclusão à beira-mar: Praia Sem Barreiras supera 200 atendimentos na Serra em 2026
Mais de 200 experiências de inclusão e lazer já foram proporcionadas pelo projeto Praia Sem Barreiras, na Serra, somente nos primeiros meses de 2026. O balanço da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), referente ao período entre janeiro e abril, mostra o alcance social da iniciativa voltada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Mais do que garantir o banho de mar assistido, o projeto oferece acolhimento, convivência e acessibilidade, permitindo que os participantes aproveitem a praia com mais autonomia, segurança e qualidade de vida. A proposta também inclui atividades de integração, jogos e rodas de conversa, promovendo momentos de lazer e socialização à beira-mar. O Praia Sem Barreiras acontece aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h, na orla de Jacaraípe. A estrutura disponibiliza tenda de apoio, cadeiras anfíbias, espaço de convivência, pontos de hidratação, chuveiro e banheiros acessíveis para atender os participantes e seus acompanhantes. Todo o atendimento é realizado por uma equipe formada por professores de Educação Física e guarda-vidas, responsáveis pelo suporte e segurança durante as atividades no mar. O projeto é desenvolvido de forma intersetorial pela Prefeitura da Serra, com participação das secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Saúde (Sesa), Defesa Social (Sedes), Assistência Social (Semas), Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e Serviços (Sese). A secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Wanessa Bruno, destacou a importância da iniciativa para o município. “O Praia Sem Barreiras é um projeto que transforma vidas e promove inclusão de verdade. Cada banho de mar representa liberdade, felicidade e pertencimento para os participantes e suas famílias. Nosso compromisso é garantir que todos possam aproveitar os espaços públicos com dignidade, segurança e acolhimento”, afirmou.
João Gualberto – “Lacy Ribeiro”
Foi publicado, nos primeiros meses deste ano de 2026, portanto recentemente, o livro Lacy Ribeiro: obras completas, tendo como coordenador da edição o professor Francisco Aurelio Ribeiro e, como editor, o escritor e jornalista José Barreto Mendonça. Um trabalho primoroso sob todos os aspectos, que mostra a dedicação de dois estudiosos e amigos da grande escritora, que foi brutalmente assassinada, há 13 anos, aos 64 anos, em sua casa, num bairro da Serra. O delegado aposentado José Barreto escreveu um outro livro, em 2023, chamado Quem Matou Lacy Ribeiro? A policial civil e escritora capixaba assassinada em 03/01/2013, que contém, na capa, outra pergunta: crime de latrocínio ou de amor bandido? Na narrativa policial investigativa, o autor faz um levantamento minucioso da morte de Lacy, que merece ser lido pelos que se interessam pela vida e pelas obras dela. Um bom trabalho. É um relato vigoroso das inúmeras contradições que cercam o processo e da demora de 10 anos em descobrir os assassinos. Há lapsos demais para serem apenas questões burocráticas que retardaram a descoberta da autoria do crime bárbaro; afinal foram 13 facadas, uma delas no pescoço, onde a lâmina quebrou e ficou enterrada. Muito bem fez o ex-delegado ao levantar muitas questões que tiveram como resultado a elucidação do crime. A coletânea, que inclui toda a produção de Lacy Ribeiro em um livro de 499 páginas, foi conduzida pelo professor Francisco Aurelio, que também é o autor de um prefácio muito esclarecedor, no qual situa, no tempo e na vida literária do Espírito Santo, a importância da obra que ele reuniu e organizou. Nele, ficamos sabendo que ela nasceu em Barra de São Francisco, em 1948, tendo vindo para Vitória para trabalhar e estudar aos 16 anos, chegando aqui no fatídico 31 de março de 1964, data de péssima memória, pois foi o dia em que os militares deram o seu golpe, que nos privou de liberdade, instituiu a censura, prendeu e matou em pavorosas sessões de tortura. Lacy tornou-se adulta no mesmo momento em que o Brasil mergulhava em trevas, e isso marcou enormemente a sua obra. Além disso, nos anos 1960 e 1970, Vitória foi palco de uma mudança muito grande em seu tecido social. Antes, concebida ao longo da Primeira República pelas elites capixabas para ser a sua “cidade presépio”, foi invadida, em seus mangues e morros, por uma massa miserável e faminta. Todo esse universo em transformação foi captado de forma extraordinária pela autora. O Avenida República: Diário da Madrugada é uma obra maior dentro da coletânea. Publicada em 1987, mostra uma cidade já transformada pela presença dessa nova legião de moradores. Fernando Tatagiba, outro grande escritor dessa fase, amigo de Lacy, registra, na orelha da primeira edição do livro, que ela mergulha fundo no dia a dia da cidade, mostrando uma outra avenida que não é vista pelos olhos da nossa burguesia. É a passarela dos marginais, homossexuais, prostitutas, pedintes, meninos perdidos. Para ele, trata-se de um livro que mostra paixão pela cidade de Vitória, um pulo profundo na ferida exposta que ninguém quer ver ou aceitar. Entretanto, acredito que o ponto alto dessa incrível coletânea de romances, poesias e contos de Lacy Ribeiro seja o seu último trabalho: Paixão de Cárcere, no qual mostra as entranhas de sua paixão por um detento, um depoimento autobiográfico corajoso, que revela as intimidades de seu amor com um homem encantador e, ao mesmo tempo, muito perverso. Ela o chama, no romance, de “enxugador de lágrimas”. Isso porque ele primeiro provoca um clima de violência e agressão, verbal ou não, e depois se desculpa e enxuga as lágrimas que provocou. Todos nós conhecemos esses tipos. Ela foi ao céu e ao inferno várias vezes com essa sua paixão. A leitura do livro nos prende e encanta, mas, ao mesmo tempo, nos mostra como é difícil vencer uma quase loucura. O prisioneiro, pintor sensível e homem cortejador e cortês, tem muitas faces, contraditórias. Foi condenado por ter matado, de uma empreitada, 29 pessoas ligadas ao tráfico em Belo Horizonte, a mando de um grupo rival. Foi assim que veio para o Espírito Santo, onde continuou a cometer crimes de várias ordens: roubos, tráfico e assassinatos. Esse amor bandido, intenso e mortal, faz do romance de Lacy uma obra viva, pujante e cheia de realidades. Um grande livro, mas não o único brilhante de toda a coleção, que merece ser lida pelos que gostam de entender a profundidade da alma humana.
Diário Oficial do ES celebra 136 anos com modernização e preservação da memória pública
O Diário Oficial do Espírito Santo completa 136 anos neste sábado (23), consolidando uma trajetória marcada pela evolução da comunicação pública, pela modernização dos serviços de publicação oficial e pelo fortalecimento da transparência no Estado. Vinculado à Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), o órgão acompanha a história administrativa capixaba desde o século XIX e segue como uma das principais ferramentas de acesso à informação para a população. Nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio do DIO/ES, intensificou investimentos em tecnologia, digitalização e inovação. Entre os avanços está a modernização do sistema IONEWS, utilizado para envio e gerenciamento das publicações oficiais, trazendo mais agilidade, eficiência e segurança aos processos. A autarquia também vem desenvolvendo soluções de atendimento virtual, como o chatbot institucional, a assistente virtual Diulia e o mascote interativo Diarinho, criados para facilitar o acesso às informações e aproximar os serviços públicos dos cidadãos. Outro destaque é a nova sede da Imprensa Oficial, em construção no bairro Bento Ferreira, em Vitória. A expectativa é que o espaço seja entregue em agosto deste ano, com estrutura mais moderna, acessível e preparada para atender às demandas atuais de publicação oficial e serviços gráficos. O prédio também abrigará o futuro Museu da Imprensa Oficial, atualmente em fase de desenvolvimento. O espaço deverá reunir equipamentos históricos, exemplares antigos do Diário Oficial, documentos e peças que retratam a evolução dos processos de impressão e publicação ao longo das décadas. A previsão é de que o museu seja concluído até o fim deste ano, reforçando o compromisso da instituição com a preservação da memória capixaba e da história da imprensa oficial no Brasil. Como parte das comemorações pelos 136 anos, o DIO/ES também promove a segunda edição do Prêmio da Imprensa Oficial – Melhores Práticas de Comunicação Pública Capixaba. A cerimônia de premiação será realizada na próxima quarta-feira (27) e vai reconhecer iniciativas desenvolvidas por órgãos públicos de todo o Espírito Santo com foco em transparência, inovação e aproximação com a sociedade. A premiação busca incentivar projetos e experiências bem-sucedidas na comunicação pública entre instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para a diretora-geral do DIO/ES, Sandra Shirley de Almeida, o aniversário representa a capacidade de renovação da instituição ao longo da história. “Celebrar os 136 anos do Diário Oficial é reafirmar o compromisso da Imprensa Oficial com a transparência, a modernização dos serviços públicos e a preservação da nossa memória institucional. Temos avançado na inovação e, ao mesmo tempo, valorizado a história construída ao longo de mais de um século”, afirmou. Desde 2017, o Diário Oficial do Espírito Santo passou a ser publicado exclusivamente em formato digital, medida que ampliou a agilidade, a sustentabilidade e o acesso às informações oficiais por parte de cidadãos, empresas, instituições e servidores públicos. Foto: governo ES
Vila Velha anuncia mais de R$ 650 milhões em obras e investimentos nos 491 anos da cidade
A comemoração pelos 491 anos de Vila Velha foi marcada, neste sábado (23), pelo anúncio de um pacote de obras, investimentos, licitações e ordens de serviço que somam mais de R$ 650 milhões. Os projetos foram apresentados pelo prefeito Arnaldinho Borgo e pelo governador Ricardo Ferraço durante o Desfile Cívico-Militar realizado na orla de Itaparica. Os investimentos contemplam diferentes áreas, como mobilidade urbana, educação, urbanização, saúde, drenagem, segurança pública e revitalização de espaços públicos. Os recursos envolvem parcerias entre Prefeitura de Vila Velha, Governo do Estado e Governo Federal. Entre os principais anúncios está a requalificação da orla entre Barra do Jucu e Interlagos, em um trecho de 9,2 quilômetros. O projeto, estimado em R$ 70 milhões, deve entrar em licitação ainda neste mês. A obra se soma à construção do novo calçadão entre Interlagos e Nova Ponta da Fruta, que já está em execução. Outro destaque foi o anúncio do novo Mercado de Pescado da Prainha, previsto para receber investimento de R$ 27 milhões. O projeto prevê nova estrutura com peixarias, restaurante, praça gastronômica e espaços voltados à atividade pesqueira. Na mobilidade urbana, o município confirmou o corredor exclusivo de ônibus entre a Terceira Ponte e a Avenida Carlos Lindenberg, contemplado pelo Novo PAC com investimento de R$ 143 milhões. O corredor terá 7,5 quilômetros de extensão, conectando o Terminal de Vila Velha à região da Glória, incluindo ciclovia, estações de embarque e intervenções viárias. Na área de urbanização, o programa Periferia Viva prevê quase R$ 100 milhões em investimentos em Nova Jabaeté 5, com obras de drenagem, pavimentação, melhorias urbanas e qualificação de espaços públicos. O município também destacou o avanço do programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que beneficia milhares de famílias com a entrega de títulos de propriedade em bairros como Ilha dos Ayres, Barramares, Normília da Cunha, Jabaeté, Morada da Barra e regiões da Grande Terra Vermelha. A programação de aniversário inclui ainda inaugurações e novas estruturas nas áreas de educação, saúde e assistência social, como a entrega da Escola Professora Neusa Andrade Guimarães, em Jardim Marilândia, além do Galpão Sede Rural. Também foi confirmada a construção do Anexo II da Guarda Municipal de Vila Velha e novos investimentos na corporação. Entre as ordens de serviço previstas estão a construção da Escola Edson Tavares, em Ilha dos Bentos, o novo Cras de Morada da Barra, a Unidade Básica de Saúde Porte 4 de Santa Rita e uma nova unidade municipal de ensino infantil em Santa Paula II. A cidade também terá novos projetos voltados à mobilidade, drenagem urbana e revitalização de espaços públicos, incluindo o Parque Linear São Torquato, nova sinalização turística, ampliação de escolas municipais e a construção de um novo teatro na antiga sede da Câmara Municipal, na Prainha. Parte das intervenções anunciadas ainda depende da conclusão de processos licitatórios e etapas técnicas para início efetivo das obras. Confira abaixo a relação dos investimentos anunciados Inaugurações Escola Professora Neusa Andrade Guimarães, em Jardim Marilândia – R$ 5,6 milhões Galpão Sede Rural – R$ 600 mil CCI de Morada da Barra – R$ 820 mil Aquisição de pluviômetros e estações meteorológicas – R$ 1,2 milhão (10 Estações Meteorológicas e 22 Pluviômetros) Ordens de serviço previstas Escola Edson Tavares, em Ilha dos Bentos – R$ 16,5 milhões Cras Morada da Barra – R$ 2,2 milhões Nova Unidade Municipal de Ensino Infantil em Santa Paula II – R$ 8,4 milhões Unidade Básica de Saúde Porte 4 de Santa Rita – R$ 7 milhões Estrutura da Polícia Federal em Vila Velha – R$ 1,7 milhão Obras e projetos em licitação Requalificação da orla da Barra do Jucu a Interlagos – R$ 70 milhões Novo Mercado de Pescado da Prainha – R$ 27 milhões Corredor exclusivo de ônibus entre a Terceira Ponte e a Avenida Carlos Lindenberg (PAC) – R$ 143,2 milhões Nova Biblioteca Municipal – R$ 2,1 milhões Largo Frei Pedro Palácios (Prainha) – R$ 1,3 milhão Centro Comunitário pela Vida (Convive), em Morada da Barra – R$ 18 milhões Contenção de encostas em Alvorada – R$ 948 mil Contenção de encostas em Jaburuna – R$ 2,3 milhões Sinalização turística – R$ 1,3 milhão Investimentos e projetos anunciados Periferia Viva em Nova Jabaeté 5 – R$ 99,8 milhões Continuação da alça da Terceira Ponte até a Avenida Jair de Andrade – R$ 63 milhões Ciclovia da Rodovia do Sol e viadutos – R$ 20 milhões Novo sistema operacional (Retrofit) das EBAPs de Guaranhuns, Sítio Batalha e Canal da Costa – R$ 54 milhões Construção de unidades habitacionais em Jabaeté e Vale Encantado – R$ 50 milhões Construção de sete quadras poliesportivas cobertas – R$ 7 milhões Aquisição de nove bombas de águas pluviais – R$ 5 milhões Praça inclusiva e academia ao ar livre – R$ 4 milhões Construção do Anexo II da Guarda Municipal – R$ 2,5 milhões Ampliação da Escola BelyCarlla, em São Conrado – R$ 10,1 milhões Ampliação da Escola Arnaldo Borgo, em Praia das Gaivotas – R$ 5,7 milhões Recapeamento Asfáltico (Asfalto Novo) – R$ 14 milhões Novo Teatro no prédio da antiga Câmara Municipal (Prainha) – R$ 15 milhões Regularização fundiária com entrega de 7,4 mil títulos REURB – R$ 7,9 milhões Compra de 375 coletes balísticos para a Guarda Municipal – R$ 963 mil Aquisição de armamentos e munições para a Guarda Municipal – cerca de R$ 700 mil
Dia Livre de Impostos terá produtos sem tributos em mais de 200 lojas na Grande Vitória
Mais de 200 estabelecimentos da Grande Vitória vão participar, no próximo dia 28 de maio, da 20ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), ação nacional que venderá gasolina, medicamentos, óculos, roupas, mochilas, colchões, alimentos e diversos outros produtos sem o repasse de tributos ao consumidor. Somente na Praia do Canto, em Vitória, mais de 30 lojas aderiram à mobilização, que também contará com a participação das 164 unidades da Rede Farmes e de redes espalhadas pela região metropolitana. Organizado no Espírito Santo pela CDL Jovem Vitória, o DLI tem como objetivo chamar atenção para o impacto da carga tributária no preço final dos produtos e serviços. Neste ano, as ações estarão concentradas principalmente na Praia do Canto, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Praia do Canto (ACPC). Um dos principais destaques será a venda de 5 mil litros de gasolina sem incidência de tributos no Posto Iate, localizado na Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto. O abastecimento começa às 7 horas e terá limite de até R$ 100 para carros e R$ 25 para motos. O pagamento poderá ser feito em dinheiro, PIX ou cartão de débito. Além do combustível, consumidores poderão encontrar descontos em medicamentos, óculos de marcas internacionais, roupas, papelaria, colchões, lingeries, calçados, acessórios, gelatos, chopps e outros itens do varejo. Entre os participantes estão todas as unidades da Rede Farmes, todas as Óticas Diniz, lojas da Prenda, Atacadão Melhor Preço, Roma, Engesolda, além de dezenas de estabelecimentos da Praia do Canto, como Ortobom, Reserva, Uncle K, Esfera Papelaria, Cremino, O Quintal Parrilla Bar, Seu Quinto Botequim, Outlast, TT Love Lingerie e Amabilis. Segundo a presidente da CDL Jovem Vitória, Daiani Lavino, o movimento busca promover conscientização sobre o peso da tributação no Brasil. “É um movimento de conscientização que mostra, de forma prática e didática, o quanto o sistema tributário brasileiro pesa no bolso do consumidor e na rotina das empresas. Nosso objetivo é provocar reflexão sobre o quanto se arrecada no país e o retorno percebido pela população em serviços essenciais”, afirmou. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros deverão trabalhar cerca de 153 dias em 2026 apenas para pagar impostos, taxas e contribuições. Na edição anterior, o movimento reuniu mais de 50 mil varejistas em cerca de 1.500 cidades brasileiras. Em alguns setores, os descontos chegaram a representar até 70% do valor final dos produtos. Confira alguns destaques da ação Posto Iate • 5 mil litros de gasolina sem tributos Óticas Diniz • Óculos Roberto Cavalli e Boss com descontos de até 50% Rede Farmes • Medicamentos e itens de higiene com preços reduzidos Esfera Papelaria • Mochilas e lancheiras com até 40% de desconto Ortobom • Colchões e travesseiros com descontos de até 33% O Quintal Parrilla Bar • Chopp Brahma de R$ 16 por R$ 10,72 Seu Quinto Botequim • Chopp Amstel de R$ 14,50 por R$ 9,71 Cremino • Gelatos com 33% de desconto Serviço Dia Livre de Impostos 2026 Data: 28 de maio de 2026 Locais: Praia do Canto, em Vitória, além de lojas participantes em diversas cidades da Grande Vitória Horário do abastecimento no Posto Iate: a partir das 7 horas Lojas participantes na Praia do Canto Zaetê Cosmética, Le Chocolatier, Ponto Mix, Libanesa Homem, Maison Libanesa Homem, Ortobom, Scala, Outlast, Kids Up e Teen Up, L’Occitane au Bresil, L’Occitane en Provence, Chapot Acessórios, Amabilis, Paula Shalders, Óticas Diniz Prime, Maschio, Reserva, Uncle K, Esfera Papelaria, Ivan Aguilar, Joe Kids, O Quintal Parrilla Bar, Seu Quinto Botequim, Isadora Duncan Lingerie, Sonho dos Pés, Fricote, Cremino, Rede Farmes, Moto Rockers, Espaço Doc, Duett e Semplice.