A Morar Construtora conquistou destaque no Ranking GPTW Espírito Santo 2026 ao ser eleita a 6ª melhor empresa para trabalhar no Estado e a melhor construtora em atuação no Espírito Santo. O resultado foi anunciado durante a Premiação das Melhores Empresas para Trabalhar, promovida pelo Great Place To Work (GPTW), em Vitória. *Na foto: equipe da diretoria e presidência da Morar Construtora. Com mais de 700 colaboradores, a empresa celebra o reconhecimento justamente no ano em que completa 45 anos de atuação. De origem capixaba, a Morar está entre as 100 maiores construtoras do Brasil e é considerada uma das principais referências do setor no Estado. A presidente da Morar Construtora, Aline Stefanon, destacou que o resultado reforça o compromisso da empresa com a valorização das pessoas e com a construção de um ambiente de trabalho positivo. “Ser a 6ª colocada no ranking do GPTW é motivo de alegria mais uma vez. Estes resultados fortalecem o nosso compromisso de ser a empresa mais admirada no mercado imobiliário, gerando valor e onde as pessoas trabalham felizes”, afirmou. A construtora também acumula certificações importantes. Em 1991, foi a primeira construtora capixaba certificada na ISO 9001. Já em 2024, conquistou a certificação NDT (Nível de Desempenho Técnico) junto à Caixa Econômica Federal, sendo a única empresa do Espírito Santo com essa distinção. O Great Place To Work é referência global em cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças, reconhecendo empresas que se destacam pela qualidade do ambiente de trabalho e pela valorização de seus colaboradores.
Roda de Boteco divulga lista dos 40 bares e botecos participantes e votação 100% online
Chegou a hora de conhecer os 40 bares e botecos da Grande Vitória participantes do Roda de Boteco 2026, o maior festival gastronômico do Espírito Santo. Marcado para acontecer entre os dias 3 de junho e 5 de julho de 2026, o festival reúne participantes de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Neste ano, 15 bares e botecos são estreantes entre os participantes e há uma novidade: pela primeira vez, toda a votação será realizada de forma 100% online. Entre os novatos na disputa, sete estabelecimentos são de Vitória, cinco de Vila Velha, um da Serra e dois de Cariacica: Bar da Estufa (Vitória), Bar do Charless (Vitória), Bar dos Meninos Vix (Vitória), Mandacaru Gastrobar (Vitória), Pitoresco Gastrobar (Vitória), Tarrafas (Vitória), Tia Vitória Bar de Estufa (Vitória), Botequim Salamares (Vila Velha), Casa Di Maria (Vila Velha), Don Petisco (Vila Velha), Mandacaru Gastrobar (Vila Velha), Seu Quinto (Vitória), Buteco Tô no Trabalho (Serra), Maria Bonita Botequim (Cariacica) e XanDeco na Garagem (Cariacica). Na última edição, o Roda de Boteco consagrou o Bar do Mineiro (Serra) como Melhor Boteco, com o petisco Entrecotê ao Creme. O segundo lugar ficou com o Gostinho Mineiro (Vila Velha), com o Trem da Roça, seguido pela Petiscaria do Jojo’s (Vila Velha), com o 50 Tons de Moela. Já na categoria Melhor Bar, o Recanto Gastrobar (Vitória) conquistou o primeiro lugar com o petisco Vaca Mimada. Na sequência vieram o Regina Maris (Vila Velha), com o Joelho Pocado, e o Boteco da Vila (Cariacica), com o Mocodinho. No quesito atendimento, Soliana, do Recanto Gastrobar, levou o primeiro lugar, seguida por Sara, do Meu Boteco, e Larissa, do Regina Maris. A lista completa pode ser conferida ao final deste texto. Mais do que uma mudança operacional, a votação 100% digital marca um movimento importante do festival em direção à transparência, sustentabilidade e segurança da competição que, desde 2005, movimenta bares, cozinhas e apaixonados por gastronomia em busca dos melhores petiscos do Espírito Santo. Ao longo de mais de duas décadas, o Roda de Boteco construiu sua identidade justamente a partir da participação do público, que escolhe os grandes vencedores da edição avaliando critérios como sabor e criatividade do petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene. Agora, essa experiência entra em uma nova fase. Com o novo sistema digital, o festival elimina completamente a necessidade das tradicionais cédulas impressas. Essa mudança representa o fim da produção de cerca de 100 mil papéis utilizados ao longo do evento. Além do impacto ambiental positivo, a digitalização busca fortalecer ainda mais a já conquistada credibilidade da disputa, valorizando ainda mais os bares e botecos que realmente conquistam o público durante o circuito gastronômico. “O Roda de Boteco sempre teve o público como protagonista da competição e essa mudança fortalece ainda mais isso. A votação online chega para trazer mais transparência, segurança e equilíbrio para os bares e botecos participantes, além de representar um avanço sustentável importante para o evento. É uma evolução natural de um festival que acompanha as transformações da sociedade sem perder sua essência”, destaca Raimundo Nonato, idealizador do Roda de Boteco 2026. A jornada começa quando o cliente pede e consome o petisco inscrito no concurso, etapa obrigatória para participar da votação. Após o atendimento, o garçom entrega um QR Code exclusivo do estabelecimento e um código diário de votação, que muda todos os dias durante o período do festival. Ao escanear o QR Code, o cliente é direcionado automaticamente para a cédula digital do bar ou boteco onde está. Depois, basta inserir o código daquele dia e registrar o voto. Toda a operação será monitorada pela Mercatto Inteligência Competitiva, responsável pelo sistema de auditoria da votação. Entre os mecanismos de segurança implementados estão o limite de um voto por pessoa, por bar, por dia; validação por geolocalização, que garante que o voto só seja computado dentro do raio permitido do estabelecimento; descarte automático de votos realizados fora do horário de funcionamento; rastreamento do ID do aparelho celular para impedir tentativas de votos múltiplos; além da troca diária do código de acesso de cada bar, dificultando qualquer possibilidade de votação remota. Muito além de um circuito gastronômico, o Roda de Boteco é um dos maiores eventos de entretenimento e economia criativa do Espírito Santo. Além da disputa pelos melhores petiscos, o festival movimenta centenas de empregos, promove oficinas culturais e ações de formação profissional, além de fortalecer a cadeia de bares e restaurantes da Grande Vitória. O tradicional Botecão, festa de encerramento que reúne todos os botecos juntos, acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, na Prainha, em Vila Velha. No Botecão, o público terá a oportunidade de provar, em porções reduzidas e a preços menores que os praticados durante os dias de competição, todos os petiscos concorrentes. O Roda de Boteco 2026 é promovido pela Conexxo e realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e do Governo do Espírito Santo, através do Patrocínio Master da ES Gás. O evento conta com o patrocínio da Cerveja Original e Banestes, o apoio é do Sindbares, Abrasel, Fecomércio, Sesc e Senac e o apoio cultural é do Instituto Energisa. Confira os 40 bares e botecos participantes do Roda de Boteco 2026: • Bar Barraco Local: Rua João da Cruz, 150, Praia do Canto, Vitória Contato: 27 99246-9853 • Bar da Estufa Local: Rua Chafic Murad, 218, Bento Ferreira, Vitória Contato: 27 99764-2596 • Bar do Charless Local: Rua Pastor Daniel Felipe, 181, Redenção, Vitória Contato: 27 99791-4677 • Bar do Gil Local: Avenida Saturnino Rangel Mauro, 03, Itaparica, Vila Velha Contato: 27 99915-0522 • Bar do Mineiro Local: Avenida Abdo Saad, 262, Parque Jacaraípe, Serra (ao lado do supermercado Extrabom) Contato: 27 99759-6041 • Bar do Piauí – O point da família Local: Avenida Coqueiral, 191, Santa Mônica, Vila Velha Contato: 27 98882-3767 • Bar dos Amigos Local: Rua São Paulo, 3009, Itapuã, Vila Velha Contato: 27 99721-8701 • Bar dos Meninos Local: Rua Goiânia, 293, Itapuã, Vila
Turismo religioso será tema do estande de Vila Velha na Feira dos Municípios 2026
A Prefeitura de Vila Velha vai apostar no turismo religioso como principal destaque do município durante a Feira dos Municípios 2026. O estande da cidade vai apresentar ao público parte da tradição histórica e cultural vilavelhense, com foco em símbolos da fé capixaba, como a Igreja do Rosário e o Convento da Penha. A organização é da Secretaria Municipal de Turismo. Logo na entrada do espaço, que contará com 27 metros quadrados, os visitantes poderão conferir uma réplica da Igreja do Rosário, considerada a igreja mais antiga do Brasil em atividade. Monitores estarão no local para apresentar curiosidades e informações históricas sobre o monumento, incluindo a descoberta de pinturas originais feitas com a técnica de stencil, reveladas durante as obras de restauração realizadas em 2015. O estande também terá um telão com uma linha do tempo em homenagem aos 491 anos de Vila Velha, desenvolvida em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Além disso, os visitantes poderão conhecer outros atrativos turísticos da cidade, reforçando o potencial cultural, histórico e religioso do município. Após a repercussão positiva durante a Festa da Penha 2026, a Feira da Fé será novamente realizada no espaço de Vila Velha. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e reunirá expositoras comercializando artigos artesanais religiosos e outros produtos temáticos. Segundo o secretário municipal de Turismo, Lucas Fraga, a proposta é apresentar aos visitantes a força da religiosidade na identidade capixaba. “O turismo religioso movimenta o nosso estado e a nossa cidade. Temos os principais atrativos religiosos do Espírito Santo, principalmente o Convento da Penha e a Igreja do Rosário, que é uma igreja tradicional e histórica na cidade. Então, para nós, é um orgulho estar levando um pouco dessa trajetória para a Feira dos Municípios, apresentando a nossa cultura, tradição e fé”, afirmou. Serviço Feira dos Municípios 2026 Data: de quinta-feira (28) a domingo (31) Local: Parque de Exposições de Carapina, na Serra Entrada: gratuita Estacionamento: pago Foto: PMVV
Governo inaugura Binário de Novo Horizonte e autoriza construção de CMEI na Serra
O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, inaugurou nesta terça-feira (26) as obras de recapeamento asfáltico e urbanização das vias que integram o Binário de Novo Horizonte, na Serra. Durante a agenda, também foi assinada a ordem de serviço para a construção do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro. Juntos, os investimentos ultrapassam R$ 19 milhões. Ao lado do prefeito Weverson Meireles, o governador destacou a importância da parceria entre Estado e município para a realização das intervenções. Segundo ele, as obras vão contribuir para melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança viária e garantir mais qualidade de vida para os moradores da região. As melhorias no Binário de Novo Horizonte receberam investimento de R$ 13,8 milhões e incluíram o recapeamento asfáltico das ruas Eurico Veríssimo, Castro Alves, Gaivota, Arara Azul, Papagaio, Carcará e Tadorna. O projeto também contemplou obras de urbanização e acessibilidade. Ao todo, foram executados mais de 61 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico e cerca de 18,3 mil metros quadrados de calçada cidadã. A expectativa é que aproximadamente 15 mil moradores sejam beneficiados diretamente pelas intervenções. O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares, ressaltou que os investimentos fazem parte do conjunto de ações voltadas à mobilidade urbana na Serra. Em março deste ano, o Governo do Estado também inaugurou o Binário de Feu Rosa, obra que contou com investimento aproximado de R$ 12,4 milhões. Além das obras viárias, Ricardo Ferraço assinou a ordem de serviço para a construção do novo CMEI de Novo Horizonte. A unidade será viabilizada por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes), com investimento de R$ 5,5 milhões do Governo do Estado. O novo centro de educação infantil contará com dez salas de aula e capacidade para atender cerca de 180 crianças da Educação Infantil, entre creche e pré-escola. A estrutura também terá sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala dos professores, diretoria e secretaria. A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo Pereira, destacou que o investimento amplia o acesso ao ensino infantil e fortalece o atendimento à Primeira Infância no município, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e da aprendizagem das crianças.
Capixabinha disputa prêmio entregue pela rainha da Holanda e mobiliza brasileiros
Em clima de mobilização semelhante ao de uma Copa do Mundo, uma capixaba de apenas 8 anos está no centro de uma campanha internacional que pode levar um importante reconhecimento social para um projeto voltado a famílias imigrantes na Europa. A votação começou no último dia 18 de maio e segue até esta quarta-feira (27). Maria Cecília com os pais: Rulio Alberto Da Silva (auxiliar de cozinha) e Roberta Tessarolo da Silva (cleaner – faxineira) Maria Cecília da Silva, natural de Colatina, no noroeste do Espírito Santo, vive em Amsterdã, na Holanda, há cerca de três anos, para onde se mudou com os pais. A estudante participa do projeto social Giving Back, ligado à fundação holandesa Stichting Rondom de Klas, que está entre os finalistas do tradicional prêmio Appeltjes van Oranje, considerado uma das principais premiações do setor social nos Países Baixos. A iniciativa vencedora receberá € 25 mil das mãos da rainha consorte da Holanda, Máxima Zorreguieta. O projeto atua como uma rede de acolhimento e integração para famílias imigrantes — em sua maioria brasileiras — oferecendo gratuitamente atividades para crianças e adolescentes aos sábados, com alimentação, aulas de música, Jiu-Jitsu, dança, artes e reforço em idiomas como português, inglês e holandês. “Eu adoro estar lá com meus amigos. Além de brincar, a gente estuda o holandês para aprender mais e também o português para não esquecermos a nossa língua. É muito divertido. Estou muito feliz em participar desse concurso e espero conhecer a rainha de perto”, contou Maria Cecília. Segundo a mãe da menina, Roberta Tessarolo, o projeto teve papel importante no processo de adaptação da família ao novo país. “Logo que chegamos na Holanda ficamos sabendo do projeto e fomos conhecer. É um espaço muito importante de acolhimento para nós que viemos de fora. Espero que ganhe essa premiação para que ajude mais famílias”, afirmou. Como votar Para participar da votação, basta acessar o site oficial do prêmio: Appeltjes van Oranje Na página, é necessário rolar até o final e clicar no botão “Stem voor deze kanshebber” (“Vote neste candidato”). O formulário solicita apenas nome, sobrenome e e-mail. Após o cadastro, o voto só será validado após a confirmação enviada por e-mail. Por isso, é importante verificar também a caixa de spam e clicar no link “Bevestig je Stem!”. Quem tiver dificuldades com o idioma ou com o preenchimento pode procurar orientação pelo Instagram oficial do projeto: Giving Back NL. Segundo a organização, os voluntários auxiliam no cadastro inicial e o apoiador precisa apenas confirmar o voto pelo próprio e-mail.
Fabrício Augusto de Oliveira – “Os efeitos da guerra Estados Unidos/Israel x Irã sobre o mundo e o Brasil”
Para os que acreditam nas previsões do mercado financeiro, os dados do Boletim Focus, de 18 de maio deste ano, não são lá muito favoráveis para a economia brasileira. Pela nona semana consecutiva, a projeção da inflação subiu de 4,91% para 4,92% em 2026, 0,4 ponto percentual acima de seu teto, indicando que o Banco Central pode interromper a política de redução da taxa Selic que teve início na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e, não se pode descartar, até mesmo aumentá-la. Se isso ocorrer, não se poderá definitivamente contar com um crescimento mais robusto no ano. Embora o Brasil tenha sido menos afetado pela alta nos preços dos combustíveis devido à guerra dos Estados Unidos/Israel contra o Irã, por causa do fechamento do Estreito de Ormuz, o fato é que não conseguiu dela escapar totalmente. Levantamento feito pela Global Petrol Prices em alguns países selecionados para avaliar seus impactos sobre os seus preços, entre 23 de fevereiro e 4 de maio, aponta que os países mais atingidos foram, por ordem: os Emirados Árabes Unidos, com aumento dos preços da gasolina de 56,3% e do diesel de 86,1%; a Malásia, com 56,3% e 71,2%, respectivamente, e o Paquistão, com 54,9% e 44,9%. Nos Estados Unidos, esse aumento foi, até essa data, de 44,5% para a gasolina e de 48,1% no diesel. Já no Brasil, registrou-se aumento de 5,9% na gasolina e 17,7% no diesel. Como este conflito parece longe de acabar com as malsucedidas propostas de negociação feitas tanto pelos Estados Unidos como pelo Irã, e seus efeitos sobre os preços ainda não se completaram, mesmo porque alguns países, caso do Brasil, por exemplo, muito por motivos eleitorais, têm concedido subsídios para estes produtos, visando evitar a propagação inflacionária de seus preços, os horizontes da economia mundial se encontram nublados, com perspectivas de uma nova aceleração inflacionária, além de, não se pode descartar, o ingresso num processo recessivo. Não se sabe bem o que vem pela frente diante dessa situação. Mas, nos Estados Unidos, a inflação já saltou de 2,8% em fevereiro para 3,5% em março, bem acima da meta de 2% estabelecida pelo FED, o banco central norte-americano. Não sem razão, apesar das pressões do governo Trump para sua redução, a taxa de juros foi mantida no intervalo de 3,5% a 3,75% na última reunião da autoridade monetária. Em termos de crescimento econômico, a situação por lá também não parece, por enquanto, confortável: embora com uma projeção de crescimento de 2,3% do PIB em 2026, o resultado do primeiro trimestre deste ano provocou um recuo dessa taxa anualizada para 2%. No Brasil, por enquanto, o mercado continua projetando uma taxa de crescimento do PIB de 1,85% para 2026, um índice superior ao do Banco Central, que prevê um crescimento de 1,6%, nível inferior ao registrado nos últimos quatro anos. Como o governo vem despejando recursos na economia para beneficiar determinados setores importantes para a reeleição de Lula, embora com prejuízo para as contas públicas, pode ser que essas previsões até sejam atingidas, mas apenas pela maior força da demanda, sem alterações importantes pelo lado da oferta, considerando que os investimentos se encontram asfixiados pela taxa de juros que, em termos reais, tem se mantido próxima de 10% ao ano. A aposta mais sensata para o Brasil neste ano, diante dessa situação, é a que indica que, além dos escândalos políticos que ainda devem continuar dominando o cenário como resultados das investigações que têm sido feitas principalmente em relação ao affair do Banco Master, a economia deve continuar sofrendo os solavancos provocados pela guerra Estados Unidos-Israel/Irã, e contar com um crescimento bem mais morno, apesar do esforço de Lula de continuar injetando oxigênio na atividade econômica para aumentar suas chances de reeleição. *Fabricio Augusto de Oliveira é Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, membro da Plataforma de Política Social e do Grupo de Estudos de Conjuntura do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo, articulista do Debates em Rede e autor, entre outros, do livro “A revolução marginalista neoclássica: o agente racional na história do pensamento econômico”, publicado em 2026 pela Editora Contracorrente.
Estudo com participação de professor da Ufes ganha capa da revista Nature
Um estudo internacional com participação do professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo, José Geraldo Mill, foi destaque na capa da Nature, uma das publicações mais prestigiadas do mundo na área científica. A pesquisa trouxe novas descobertas sobre a formação genética e as migrações dos povos indígenas das Américas, apontando que os indígenas sul-americanos descendem de pelo menos três grandes ondas migratórias ao longo da história. A revista Nature é considerada uma das publicações científicas mais importantes e respeitadas do mundo, reunindo pesquisas de alto impacto em áreas como genética, medicina, física, meio ambiente e tecnologia. Estudos publicados na revista passam por rigorosos processos de revisão científica e frequentemente influenciam debates acadêmicos e avanços científicos em escala global. Coordenado pela geneticista Tábita Hünemeier, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, o trabalho analisou 128 genomas completos de indígenas pertencentes a 45 comunidades étnicas de oito países da América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru. O estudo também reuniu informações genéticas antigas e modernas para reconstruir como ocorreu o povoamento do continente americano e como essas populações se adaptaram a ambientes extremamente diferentes ao longo de milhares de anos. A pesquisa identificou evidências de pelo menos três grandes dispersões humanas para a América do Sul, incluindo uma terceira onda migratória vinda da Mesoamérica há cerca de 1.300 anos — descoberta considerada uma das principais novidades do estudo. Os pesquisadores também encontraram sinais de continuidade genética em diferentes regiões do continente ao longo de mais de 9 mil anos. Outro ponto destacado pelos cientistas foi a enorme diversidade genética dos povos indígenas americanos, ainda pouco representada nos bancos genômicos globais. Segundo o estudo, mais de um milhão de variantes genéticas identificadas nos indivíduos analisados nunca haviam sido registradas anteriormente em populações de outras partes do mundo. O professor José Geraldo Mill destacou a relevância científica da pesquisa e o fato de o estudo ter alcançado a capa da Nature. “O artigo foi o destaque da capa da Nature. O fato de as Américas terem sido o último continente a ser povoado pelos humanos faz com que a genética possa ser usada como uma ferramenta mais precisa e acessível para mapear como se deu esse processo”, afirmou. Mill também ressaltou a diversidade ambiental encontrada no continente americano e como isso influenciou a evolução genética dos povos indígenas. “Outro fato que chama muito a atenção é que a América é o único continente a se estender de norte a sul com variações de condições climáticas extremamente diversas. Povos que vivem nos Andes a cerca de 4 mil metros e outros que vivem ao nível do mar tiveram que se adaptar a meios tão diferentes. A seleção natural determinou a preservação de genes ou de mutações que permitiram isso”, explicou o pesquisador. Além das descobertas históricas e antropológicas, os pesquisadores afirmam que o estudo também pode trazer impactos futuros para a medicina e a compreensão de doenças relacionadas à genética, metabolismo, fertilidade e resposta imunológica. Os cientistas identificaram sinais de adaptação genética ligados à sobrevivência em grandes altitudes, resistência a infecções e processamento de energia pelo organismo. A pesquisa também reforça a necessidade de ampliar a presença de populações indígenas em estudos genômicos internacionais, permitindo uma representação mais completa da diversidade genética humana e contribuindo para avanços em pesquisas médicas voltadas às populações tradicionais. José Geraldo Mill tem graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1975), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1987). É Professor Titular de Fisiologia do Departamento de Ciências Fisiológicas e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da UFES. O link da publicação com acesso aberto e possibilidade de baixar o PDF. Clique aqui.
Circuito Burger: última semana para provar lanches inéditos de 160 lanchonetes capixabas
O maior festival de hambúrguer do Espírito Santo entra na reta final. A segunda edição do Circuito Burger segue até este domingo, dia 31 de maio, reunindo cerca de 160 lanchonetes em 16 municípios capixabas com receitas inéditas criadas especialmente para o concurso. Do hambúrguer artesanal ao tradicional podrão, o festival reúne opções para todos os gostos, incluindo combinações com carne bovina e versões criativas com frutos do mar e ingredientes regionais. Os pedidos são feitos exclusivamente pelo aplicativo Plus Delivery, onde os consumidores também podem votar nos seus favoritos. Além de experimentar os lanches participantes, o público ajuda a escolher os melhores hambúrgueres do Espírito Santo em 2026. A avaliação considera critérios como sabor, apresentação e criatividade, além de categorias como Atendimento, Entrega e Qualidade do Produto. Segundo o organizador Luiz Henrique Sabadini, a edição deste ano já apresenta números expressivos e reforça a forte conexão dos capixabas com o universo dos hambúrgueres. A expectativa é superar o desempenho de 2025, quando o Circuito Burger vendeu mais de 15 mil hambúrgueres em pouco mais de duas semanas, movimentando mais de R$ 10 milhões nas cidades participantes. As lanchonetes participantes estão distribuídas entre os municípios de Colatina, São Mateus, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Afonso Cláudio, São Roque do Canaã, São Gabriel da Palha, Conceição do Castelo, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Jaguaré, Rio Novo do Sul, Nova Venécia, Alegre e Iúna. Todo o processo do festival, desde o pedido até a votação, acontece dentro do aplicativo Plus Delivery, plataforma criada em Colatina e considerada atualmente o maior aplicativo de delivery de comida do Espírito Santo, atendendo cerca de 50 cidades capixabas. Serviço: Os estabelecimentos participantes podem ser consultados diretamente no aplicativo da Plus Delivery, disponível para Android e iOS, na categoria especial ‘Circuito Burger’.”
Sicredi alcança marca histórica de R$ 300 bilhões em carteira de investimentos
O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil, atingiu a marca histórica de R$ 300 bilhões em sua carteira de investimentos. O volume reúne aplicações em fundos de investimento, previdência, renda variável, depósitos a prazo, LCA, LCI e poupança, representando um crescimento de 18,8% nos últimos 12 meses. Entre os destaques do período estão os avanços registrados nos segmentos de fundos de investimento e previdência, que cresceram 64% e 38%, respectivamente. O desempenho reforça o movimento de diversificação dos investimentos realizados pelos associados. Atualmente, os depósitos a prazo representam 62% da carteira total. Segundo o Sicredi, o crescimento foi impulsionado pela ampliação do portfólio de produtos e pelo lançamento de novas soluções em fundos de investimento, ampliando as possibilidades de aplicação em renda fixa, crédito privado, infraestrutura e outros ativos voltados à diversificação das carteiras dos investidores. Além disso, a instituição destaca os avanços na plataforma de investimentos, que passaram a oferecer uma experiência mais atrativa e consistente aos associados. “O ótimo desempenho acompanha a expansão do Sicredi e a evolução da nossa atuação em investimentos, com a ampliação e qualificação da oferta de produtos, além de avanços na experiência dos associados. A instituição tem elevado sua capacidade de atender diferentes perfis e objetivos financeiros em um ambiente de mercado mais dinâmico”, afirmou o diretor de Investimentos e Previdência do Sicredi, Ricardo Sommer (foto acima). O Sicredi reúne mais de 10 milhões de associados e está presente em cerca de 2,2 mil municípios brasileiros, com mais de 3 mil agências em funcionamento em todo o país. A composição da carteira de investimentos reflete a diversidade do público atendido: 44% dos recursos são de pessoas físicas, 37% de pessoas jurídicas e 19% do agronegócio. A instituição financeira cooperativa destaca ainda que o modelo de gestão valoriza a participação dos associados, que também atuam como donos do negócio. Além das soluções financeiras, o Sicredi mantém atuação voltada ao desenvolvimento das regiões onde está presente.
FINDES lança Atlas da Infraestrutura, plataforma inédita que mapeia a logística brasileira
Transformar dados em inteligência estratégica para apoiar o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. Esse é o objetivo do Atlas da Infraestrutura, plataforma inédita lançada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), que reúne 30 bases de dados e integra informações sobre portos, aeroportos, ferrovias e rodovias de todo o país em um ambiente georreferenciado. Desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO FINDES, a ferramenta permite analisar gargalos logísticos, ativos estratégicos e oportunidades de investimento em uma única plataforma. O lançamento ocorreu durante o tradicional Encontro da Indústria 2026, realizado nesta segunda-feira (25), em Vitória, em celebração ao Dia da Indústria. O evento contou com a presença do governador Ricardo Ferraço (foto abaixo), da prefeita de Vitoria, Cris Samorini, além de lideranças empresariais, autoridades e representantes do setor produtivo capixaba e nacional. Além da apresentação do Atlas da Infraestrutura, a programação contou com homenagens a nomes de destaque da indústria e com a apresentação de uma nova fase da transformação digital da indústria capixaba, conduzida pela FINDES por meio do SENAI, FINDESLAB e Instituto SENAI de Tecnologia. A programação do evento também foi marcada pela entrega de homenagens a personalidades que contribuem para o fortalecimento da indústria capixaba e nacional. Receberam a Ordem do Mérito Industrial da CNI Luis Cordeiro; a Medalha Mérito Industrial FINDES, Jorge Aguiar; a Medalha Mérito Sindical, Gilney Júnior; e a Medalha Mérito Empreendedor, Lorena Depizzol. Durante o encontro, o presidente da FINDES, Paulo Baraona, destacou a importância da indústria para o desenvolvimento econômico, a geração de oportunidades e a transformação da sociedade. Ele também ressaltou que o Atlas representa um marco no uso da inteligência de dados para apoiar decisões estratégicas no Espírito Santo e no Brasil. A plataforma apresenta uma visão detalhada da infraestrutura logística brasileira. Foram mapeados mais de 122,4 mil quilômetros de rodovias federais, 27 mil quilômetros de malha ferroviária, 427 instalações portuárias e 528 aeródromos em todo o país. No Espírito Santo, o levantamento identificou 23 instalações portuárias em operação, além de 1,7 mil quilômetros de rodovias federais, 238,9 quilômetros de ferrovias em operação e sete aeródromos. Segundo Paulo Baraona, os primeiros passos para a criação do Atlas começaram há cerca de dois anos e o desenvolvimento vem sendo conduzido pelo OBSERVATÓRIO FINDES há mais de um ano. “Apresentar a plataforma à sociedade e aos industriais no Dia da Indústria reafirma o compromisso da FINDES em atuar no presente para ajudar a construir o futuro do Estado”, afirmou. Baraona destacou ainda que a ferramenta vai além da reunião de dados qualificados sobre o Espírito Santo. “Nosso time do OBSERVATÓRIO mapeou a logística de todo o Brasil. Posso dizer com segurança que hoje não existe no país nenhuma ferramenta com o mesmo nível de integração de bases de dados e um mapeamento tão detalhado quanto o Atlas”, declarou. A economista-chefe da FINDES e gerente executiva do OBSERVATÓRIO FINDES, Marília Silva, explicou que o Atlas foi desenvolvido integralmente pela equipe técnica da Federação. “O Atlas é uma plataforma de geointeligência logística desenvolvida no Espírito Santo, pensada para o Estado, mas integrada ao Brasil. Essa entrega materializa a capacidade do time do OBSERVATÓRIO FINDES de combinar inteligência analítica, domínio técnico e inovação para conectar infraestrutura, território e dinâmica econômica em uma solução estratégica”, ressaltou. De acordo com Marília Silva, a ferramenta integra informações técnicas sobre portos, aeroportos, rodovias e ferrovias por meio de mapas e bases oficiais, com atualização automática conforme novos dados são divulgados. Ao todo, mais de 200 mil feições geoespaciais foram qualificadas e integradas à plataforma. A gerente de Estudos Estratégicos do OBSERVATÓRIO FINDES, Carolina Ferreira, explicou que o Atlas consolida mais de 30 bases de dados nacionais, entre elas informações da ANTT, Antaq, Anac, Dnit, IBGE e Comexstat, além de indicadores produzidos pelo próprio OBSERVATÓRIO FINDES, como o IAN e a Bússola do Investimento. Uma das funcionalidades mais inovadoras da plataforma é a possibilidade de consultar informações logísticas e socioeconômicas a partir de um CEP. A ferramenta permite visualizar, em um raio determinado, a infraestrutura disponível no entorno de um empreendimento ou região específica, incluindo proximidade de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, além de dados sobre transporte de cargas, conectividade logística e indicadores econômicos. O Atlas da Infraestrutura também reúne painéis analíticos voltados para infraestrutura nacional, movimentação de cargas, indicadores socioeconômicos e análise de competitividade territorial, permitindo que investidores, gestores públicos, pesquisadores e empresários tenham acesso a informações integradas para planejamento e tomada de decisão.