O Espírito Santo deve ganhar um centro de referência inédito voltado ao atendimento especializado de pessoas com diabetes e obesidade. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) durante reunião da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes, presidida pelo deputado estadual Fabrício Gandini (foto). Batizado de Instituto Capixaba de Atenção ao Diabetes e à Obesidade (Icado), o novo espaço será implantado no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, embora ainda não haja data definida para o início das atividades. A proposta é concentrar atendimento clínico especializado, exames, acompanhamento multidisciplinar e suporte integrado para pacientes que atualmente dependem apenas do fornecimento de medicamentos e insumos. Segundo a chefe da Gerência de Políticas e Organização das Redes de Atenção à Saúde da Sesa, Franciele da Costa, o projeto-piloto está em fase final de estruturação e surge diante do aumento de internações, infartos e AVCs relacionados à doença. “Estamos sensíveis à necessidade de estruturar um equipamento, que seja um centro de referência, através de um atendimento clínico especializado voltado para as pessoas com diabetes”, afirmou. A estrutura será instalada no CRE Metropolitano, em Jardim América, devido à presença de especialidades estratégicas para o tratamento das complicações do diabetes, como cardiologia e oftalmologia. A ideia é ampliar a rede com endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais essenciais ao acompanhamento integral dos pacientes. Demanda antiga O anúncio atende a uma reivindicação antiga de pacientes, familiares e entidades ligadas ao diabetes no Estado. A Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (Adies) vinha cobrando do poder público mais especialistas e ampliação do acesso a tecnologias como sensores de glicose e bombas de insulina, principalmente para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. Para o deputado Fabrício Gandini, que preside a frente parlamentar e convive com diabetes tipo 2, a criação do instituto representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas aos pacientes. “O sensor de glicose é um educador. Eu sou diabético tipo 2 e sei o quanto essa tecnologia muda a vida da pessoa. Precisamos separar quem tem diabetes tipo 1 nas políticas públicas, porque não priorizar esse público gera custos muito maiores para o Estado e sofrimento para as famílias”, destacou. Dados apresentados pela diretora da Adies, Lorena Bucher, mostram que cerca de 36 mil pessoas vivem atualmente com diabetes tipo 1 no Espírito Santo. Apesar disso, apenas 1,4% têm acesso ao sensor de glicose e somente 0,7% utilizam bombas de insulina fornecidas pelo poder público. Enquanto o sensor permite o monitoramento contínuo da glicose sem necessidade de múltiplas picadas nos dedos, a bomba de insulina substitui aplicações diárias, liberando microdoses automaticamente e simulando o funcionamento do pâncreas. Lorena também alertou para mortes precoces relacionadas à doença no Estado. Segundo ela, cinco crianças e adolescentes de até 16 anos morreram nos últimos três anos em decorrência de complicações ligadas ao diabetes. “Vários pais e mães entraram na Justiça para garantir esses insumos. É um problema sério. Falta até treinamento”, afirmou. A gerente estadual de Assistência Farmacêutica da Sesa, Graziele Massariol, afirmou que atualmente 581 pacientes recebem sensores de glicose por meio das Farmácias Cidadãs e outros 223 utilizam bombas de insulina no Espírito Santo. “Não adianta fornecer o insumo se a gente não tem um médico especialista para acompanhar aquele paciente. Não adianta trabalhar só o fornecimento de um medicamento ou insumo se eu não estou trabalhando a educação e a saúde, o cuidado”, disse. Durante a reunião, relatos emocionaram os participantes. A adolescente Eduarda Tomaz de Sousa Barros, de 16 anos, diagnosticada com diabetes aos 2 anos, falou sobre os impactos da doença na rotina. “É frustrante, desesperador saber que, se eu não cuidar da minha doença, eu posso perder a minha perna, minha visão. Afeta muito meu psicológico”, relatou. Ao final do encontro, Gandini afirmou que continuará acompanhando a implantação do Icado e cobrando ampliação do acesso às tecnologias para pacientes com diabetes tipo 1.
Vitória entra na rota da nova música brasileira com o Formemus
O Formemus, um dos principais festivais-conferência de música do Brasil, ampliou ainda mais sua presença nacional e consolidou Vitória como um dos grandes pontos de encontro da nova música brasileira. O evento, que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebeu 710 inscrições de artistas de todas as regiões do País para a mostra de showcases da edição 2026. O número expressivo reforça o crescimento do festival capixaba como uma das principais vitrines da música independente autoral brasileira. Nesta edição, apenas os estados de Roraima e Tocantins não registraram inscrições para a seleção dos showcases. Ao todo, nove artistas serão escolhidos para integrar a programação oficial do evento. Os showcases são apresentações ao vivo de curta duração voltadas à exposição de novos talentos diante de produtores, curadores, empresários e representantes influentes da indústria musical brasileira. Além das apresentações, os artistas selecionados participam de uma imersão profissional com atividades de formação, networking, rodadas de negócios e troca de experiências com especialistas do setor, criando oportunidades para o desenvolvimento de carreira dentro e fora do País. Os participantes escolhidos receberão ajuda de custo de R$ 2,5 mil para as apresentações. Artistas de fora do Espírito Santo também terão apoio adicional de R$ 2,5 mil para despesas logísticas. O festival ainda oferece estrutura técnica profissional e acesso completo às atividades da conferência. “O chamamento para mostra de showcases é um sucesso, com participantes de todas as regiões brasileiras e uma qualidade elevadíssima de projetos inscritos. A curadoria já iniciou seus trabalhos e o line-up desta edição promete ser um dos mais diversos e expressivos da temporada. Esse número de inscrições reforça a capilaridade nacional do Formemus e o papel do evento em impulsionar artistas independentes e projetos autorais”, destacou Daniel Morelo, diretor-geral do Formemus. Mostra de videoclipes segue com inscrições abertas Além dos showcases, o Formemus segue com inscrições abertas até o dia 25 de maio para a mostra competitiva de videoclipes. O cadastro pode ser feito pelo site oficial do festival e também pelo Instagram do evento. A seleção vai avaliar critérios como criatividade, narrativa, edição, estética, qualidade visual e relação entre imagem e música. Ao todo, 20 videoclipes serão escolhidos para exibição durante o festival, e o vencedor será definido por voto popular, recebendo prêmio de R$ 2 mil. Muito além de um festival Reconhecido nacionalmente, o Formemus se consolidou como uma plataforma de desenvolvimento da música brasileira, reunindo conferência, festival, formação técnica, capacitação artística, circulação cultural e conexões de mercado. O projeto também conta com iniciativas permanentes, como o Formemus Lab Artístico, voltado ao desenvolvimento de carreira e direção artística; o Formemus Lab Técnica, focado na formação de profissionais de backstage e produção de shows; o Formemus Circula, que promove a circulação de artistas pelo Brasil; o Formemus em Casa, com conteúdos gratuitos online; e o Prêmio da Música Capixaba, dedicado ao reconhecimento de talentos do Espírito Santo. O Formemus é realizado pela MM Projetos Culturais, Funarte e Ministério da Cultura, por meio do Programa Funarte de Ações Continuadas, com apoio da Secretaria de Cultura da Ufes. Serviço Formemus 2026 Inscrições abertas até o dia 25 de maio para o Chamamento Nacional de Videoclipes: https://www.formemus.com.br Informações E-mail: formemus@gmail.com Telefone/WhatsApp: (27) 99930-1103
Vitória recebe turnê internacional com Information Society, Thea Austin e Noel em julho
Vitória será palco de uma verdadeira viagem pela era de ouro da dance music internacional. No dia 17 de julho, o Espaço Patrick Ribeiro recebe um encontro inédito entre três nomes históricos da música eletrônica mundial: Information Society, Thea Austin e Noel. A apresentação faz parte de uma turnê especial com seis shows pelo Brasil e promete transformar a capital capixaba em uma grande pista de dança retrô. O evento é realizado pela NUMB Brasil Produções, em parceria com a BGPRO e o Bar Dom Pedro Produções, e contará com mais de três horas de shows completos, reunindo clássicos que marcaram as décadas de 1980 e 1990. Com sua formação original, o Information Society retorna ao Brasil para reviver sucessos como “What’s on Your Mind (Pure Energy)”, “Walking Away” e “Running”, faixas que ajudaram a consolidar o grupo como uma das maiores referências mundiais do synthpop e da música eletrônica. Já Thea Austin promete levar ao público toda a energia dos hits eternizados pelo SNAP!, incluindo “Rhythm Is a Dancer” e “The Power”, sucessos que atravessaram gerações e seguem presentes nas pistas até hoje. Representando o freestyle romântico que marcou o fim dos anos 80, Noel sobe ao palco com músicas como “Silent Morning”, “Like a Child” e “Change”, em um show que mistura emoção, nostalgia e forte conexão com o público. Mais do que um encontro de sucessos, a proposta da turnê é proporcionar uma experiência coletiva que une memória afetiva, tecnologia, efeitos visuais e a energia única da música ao vivo, em uma celebração voltada para fãs de diferentes gerações. Serviço Information Society, Thea Austin e Noel em Vitória Atrações: Information Society, Thea Austin e Noel Abertura: banda Sheep & Parafina Data: 17 de julho Abertura dos portões: 19h Local: Espaço Patrick Ribeiro – Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N, Goiabeiras, Vitória – ES Classificação: 18 anos Realização NUMB Brasil Produções, BGPRO e Bar Dom Pedro Produções Ingressos Pista 1º lote: Inteira R$ 300,00 | Meia R$ 150,00 | Meia Solidária R$ 190,00 Pista Premium 1º lote: Inteira R$ 350,00 | Meia R$ 175,00 | Meia Solidária R$ 300,00 Mesas A partir de R$ 1.100,00 (para quatro pessoas) Pontos de venda Online: https://articket.com.br/e/6052/information-society-em-vitoria Ingressos sujeitos à taxa de conveniência. Valores podem sofrer alterações conforme mudança de lote, sem aviso prévio.
Vila Velha inicia operação para retirada de fios abandonados em postes e vias públicas
A Prefeitura de Vila Velha iniciou uma operação para remover fios e cabos sem utilização instalados em postes e espalhados pelas vias públicas do município. A ação, coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos, começa na manhã desta terça-feira (19) e será realizada em diferentes bairros da cidade em parceria com a EDP e empresas de telefonia e internet. A operação prevê a identificação e retirada de cabeamentos irregulares, inativos ou abandonados ao longo da rede urbana. A proposta é organizar a infraestrutura instalada nos postes e reduzir problemas causados pelo acúmulo de fios soltos e emaranhados. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa busca aumentar a segurança da população, evitando riscos de acidentes, curtos-circuitos e incêndios. Além disso, a ação também pretende diminuir a poluição visual e aliviar a sobrecarga nas estruturas utilizadas pelas concessionárias. O secretário de Serviços Urbanos, San Clever Coutinho, destacou que o trabalho será realizado de forma integrada com as empresas responsáveis pela rede instalada na cidade. “A operação será feita em parceria com as empresas, com foco na retirada de fios que não estão em uso e na organização da rede instalada”, afirmou.
Espírito Santo perde Geovani Silva, um dos maiores ídolos do esporte capixaba
O futebol capixaba amanheceu de luto nesta segunda-feira (18) com a morte do ex-jogador Geovani Silva, um dos maiores atletas da história do Espírito Santo e ídolo eterno do Vasco da Gama. Conhecido nacionalmente como “Pequeno Príncipe”, Geovani faleceu aos 62 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A morte foi confirmada pela família na manhã desta segunda. De acordo com a nota divulgada pelos familiares, o ex-jogador passou mal durante a madrugada e foi socorrido para um hospital, mas não resistiu, apesar das tentativas de reanimação realizadas pela equipe médica. Capixaba de Vitória, Geovani construiu uma trajetória marcante no futebol brasileiro. Revelado pela Desportiva Ferroviária, ganhou projeção nacional no Vasco da Gama, onde se tornou um dos maiores ídolos da história do clube carioca. Também defendeu a Seleção Brasileira e participou de competições internacionais, eternizando seu nome entre os grandes talentos do futebol brasileiro. Ao longo da carreira, Geovani sempre manteve forte ligação com o Espírito Santo e se tornou símbolo de orgulho para os capixabas. Sua história inspirou gerações de atletas e torcedores, especialmente pelo talento dentro de campo e pela identificação com suas origens. Em publicação nas redes sociais, o ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do ex-jogador. “Hoje o Espírito Santo perde um de seus maiores orgulhos, e o Brasil se despede de um gigante do futebol. Geovani Silva honrou nossa terra com talento e paixão, brilhou no Vasco da Gama, defendeu a Seleção Brasileira e também deixou sua marca em diversos clubes capixabas, sempre carregando com orgulho suas raízes e o nome do Espírito Santo. Sua trajetória vitoriosa inspira gerações e permanecerá para sempre na história do esporte”, afirmou. Casagrande também manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Geovani. “Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que admiravam sua caminhada. Que Deus conforte a todos neste momento de dor. Descanse em paz, Geovani. Seu legado é eterno, e o Espírito Santo sempre terá orgulho de chamá-lo de filho desta terra”, completou. Segundo a família, há a possibilidade de um culto de despedida ser realizado na manhã desta terça-feira (19), seguido do sepultamento no Parque da Paz, em Vila Velha. As informações oficiais sobre velório e enterro ainda deverão ser confirmadas. O Governo do Estado decretou luto oficial pela morte de Geovani. Nas redes sociais, o governador Ricardo Ferraço escreveu: “Hoje o Espírito Santo se despede de um dos maiores talentos da sua história no futebol. Geovani Silva levou o nome do nosso ES para o mundo com talento, genialidade e muita personalidade dentro de campo. Revelado pela Desportiva, se transformou em eterno ídolo do Vasco da Gama e também vestiu a camisa da Seleção Brasileira, encantando gerações com seu futebol único. Em homenagem à sua trajetória e ao legado que deixa para o esporte capixaba e brasileiro, estarei decretando luto oficial. Hoje, a seleção do céu recebe um craque capixaba.”
Lula vem ao ES nesta semana para participar de evento nacional de Cultura
Presidente participará da 6ª TEIA Nacional, em Aracruz, ao lado da ministra Margareth Menezes O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta semana, da 6ª TEIA Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, considerado o maior evento de cultura do Brasil. O encontro será realizado no Espírito Santo, no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, na próxima quarta-feira (21). Também estarão presentes no evento a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a deputada federal Jack Rocha, que acompanha a agenda no Estado. De acordo com a assessoria da parlamentar, Lula participará da programação no período da manhã. A TEIA Nacional é um espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da cultura viva comunitária em todo o país. Nesta edição, o evento terá como tema central a justiça climática, promovendo debates sobre preservação ambiental, diversidade cultural, força comunitária e valorização dos saberes ancestrais. A programação reunirá representantes culturais de diversas regiões do Brasil, além de artistas, gestores públicos, coletivos e integrantes de pontos de cultura. As inscrições para participação no evento seguem abertas por meio do site oficial do Ministério da Cultura: 6ª TEIA Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática
Semana começa com calor e pode terminar com chuva na Grande Vitória
Previsão do Climatempo e do Inmet aponta aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas nos próximos dias na região metropolitana A semana deve começar com tempo mais abafado e temperaturas elevadas na Grande Vitória, mas a tendência é de mudança gradual nas condições climáticas ao longo dos próximos dias. Segundo previsões do Climatempo e do Inmet, a circulação de ventos úmidos e a influência de uma frente fria devem aumentar a nebulosidade no Espírito Santo. De acordo com o Climatempo, Vitória deve registrar máximas próximas dos 30°C nesta terça-feira (19), com sol entre muitas nuvens durante o dia e possibilidade de pancadas de chuva à noite. A previsão indica ainda aumento gradual da umidade e do volume de chuva no decorrer da semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta tendência de mudança no tempo no Sudeste brasileiro, com avanço de áreas de instabilidade e queda leve nas temperaturas em alguns momentos da semana. No Espírito Santo, a atuação dos ventos costeiros deve favorecer períodos de céu encoberto e chuvas rápidas, principalmente na faixa litorânea e na Grande Vitória. Informações do Incaper indicam muitas nuvens, aberturas de sol e possibilidade de chuva rápida em diferentes momentos do dia na região metropolitana. O cenário marca uma mudança em relação às últimas semanas, que foram de predomínio de tempo seco e temperaturas mais elevadas no Estado. Meteorologistas já vinham alertando para a chegada de um período mais típico do outono, com maior presença de nebulosidade e temperaturas mais amenas no Sudeste.
Cariacica abre mais de mil vagas de emprego a partir desta segunda (18)
Oportunidades incluem funções administrativas, atendimento, vendas e serviços gerais, além de vagas destinadas a PCDs A Prefeitura de Cariacica disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (18), mais de mil oportunidades de emprego por meio da Agência do Trabalhador, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei). Do total de vagas ofertadas, 60 são destinadas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD). Há oportunidades para diferentes áreas e níveis de experiência, incluindo cargos como ajudante geral, atendente de balcão, vendedora e auxiliar administrativo, entre outras funções. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher o formulário online disponibilizado pela prefeitura e, em seguida, encaminhar e-mail para empregos@cariacica.es.gov.br informando, no campo assunto, o código da vaga e o nome da função desejada. Também é necessário anexar a comprovação de experiência profissional em carteira, nos casos em que houver exigência da empresa contratante. Os candidatos que precisarem de atendimento presencial podem procurar a Agência do Trabalhador no Centro Administrativo de Cariacica. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Centro Administrativo está localizado na Avenida Alice Coutinho, nº 109, no bairro Vera Cruz, em Cariacica.
Prefeitura da Serra moderniza rede que atende escolas, unidades de saúde e CRAS
Atualização da infraestrutura tecnológica amplia estabilidade e segurança da conexão utilizada em 50 equipamentos públicos do município A Prefeitura da Serra concluiu a modernização da infraestrutura tecnológica da EMEF Governador Carlos Lindemberg, unidade que abriga o “switch core” da rede municipal, equipamento central responsável pela distribuição da conexão de fibra óptica para diversos serviços públicos da cidade. A partir desse ponto estratégico, são atendidos cerca de 50 equipamentos públicos, entre escolas, unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselhos Tutelares e praças com acesso a Wi-Fi público. Segundo a administração municipal, a intervenção era considerada essencial para garantir mais estabilidade, velocidade e segurança na conectividade utilizada diariamente por servidores e pela população. A modernização solucionou falhas de comunicação e reforçou a estrutura responsável pelo funcionamento de serviços públicos em diferentes áreas da administração municipal. Entre as melhorias realizadas estão a substituição planejada do equipamento central da rede e a reestruturação completa da infraestrutura lógica e elétrica da unidade escolar. Antes da intervenção, o rack de servidores funcionava dentro da secretaria da escola, gerando ruídos constantes que impactavam o ambiente de trabalho dos servidores. Com a reforma, os equipamentos passaram a operar em uma sala exclusiva, preparada dentro dos padrões técnicos exigidos, com climatização, controle de acesso e estrutura adequada para preservação dos equipamentos tecnológicos. O projeto também contemplou a instalação de cabeamento estruturado com 24 novos pontos de rede, implantação de um novo quadro elétrico com 48 tomadas e instalação de um nobreak de alta capacidade, garantindo maior segurança operacional e continuidade dos serviços em casos de interrupção no fornecimento de energia. A ação foi executada de forma integrada pelas secretarias municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia, Educação e Saúde, em conjunto com a direção da escola, sendo concluída dentro do cronograma previsto. O secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade destacou o impacto da intervenção para a modernização da infraestrutura pública da Serra. “Esta intervenção demonstra como uma equipe técnica qualificada e comprometida pode transformar a rede municipal utilizando os recursos existentes. Ao organizarmos a infraestrutura dentro dos padrões técnicos, eliminamos pontos de falha e garantimos a operação adequada dos equipamentos. O planejamento assertivo elevou o padrão de conectividade oferecido aos colaboradores e à população, além de resolver um problema de bem-estar dos servidores”, afirmou o secretário.
Governo estadual entrega obras em São Mateus e anuncia R$ 35 milhões em investimentos
Convênios somam mais de R$ 35 milhões em obras de drenagem, urbanização e pavimentação no município O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço esteve em São Mateus nesta sexta-feira (15) para anunciar novos investimentos em infraestrutura urbana, saneamento e mobilidade, além de inaugurar a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ouro Negro e acompanhar obras em andamento no município. Durante a agenda, foram assinados convênios para obras de macrodrenagem, urbanização e pavimentação em diferentes bairros da cidade, totalizando mais de R$ 35 milhões em investimentos por meio do Governo do Estado. “Vamos fazer a derrubada simbólica do Cadeião, no Centro da cidade, que dará lugar a uma linda praça para as famílias se confraternizarem. Também assinamos o recapeamento de diversas ruas do município. Para nós, pouco importa se essas vias eram responsabilidade da Prefeitura. O que mais importa é cuidar dos capixabas”, afirmou o governador. Ricardo Ferraço destacou ainda que os investimentos têm como foco a melhoria direta da qualidade de vida da população. “Quem mora na cidade não quer saber de quem é a responsabilidade, quer sua rua drenada e pavimentada. Recebi recentemente do prefeito o projeto de revitalização do Mercado Municipal e também vamos ajudar nessa transformação. Estamos trazendo diversos investimentos porque São Mateus precisa e merece”, completou. O principal investimento anunciado será destinado às obras de macrodrenagem e urbanização do bairro Vila Nova, com aporte de R$ 26,3 milhões e prazo estimado de execução de 12 meses. A intervenção prevê cerca de 1.500 metros de galerias de concreto, melhorias no sistema de drenagem, ações de combate a alagamentos e eliminação de esgoto a céu aberto. O projeto também inclui pavimentação, implantação de ciclovia ligando a Avenida França à Rua Campo Belo, construção de praça, academia popular, acessos para veículos e nova iluminação pública. Os recursos são provenientes do acordo judicial de reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), por meio da Secretaria de Recuperação do Rio Doce. Segundo a secretária de Recuperação do Rio Doce, Margareth Saraiva, os investimentos possuem impacto direto na recuperação socioambiental das cidades atingidas. “Esta é mais uma ação que visa à melhoria da qualidade de vida, da segurança sanitária e da infraestrutura urbana, além de contribuir para a redução das desigualdades e para a recuperação socioambiental dos municípios impactados”, destacou. Outro convênio firmado prevê a pavimentação asfáltica da Avenida João Nardoto e de cinco ruas no bairro Santa Tereza, com investimento de R$ 2,1 milhões e mais de 18 mil metros quadrados de pavimentação. Também foi anunciada a pavimentação em blocos de concreto de 26 ruas nos bairros Bela Vista, SEAC, Jaqueline, Km 41 – Maria Preta, Morada do Lago e Nova São Mateus, com investimento de R$ 7 milhões. As intervenções incluem mais de 32 mil metros quadrados de pavimentação e mais de 10 quilômetros de meio-fio em concreto, ampliando a mobilidade urbana e a segurança viária da população. Para o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares, as obras atendem demandas históricas do município. “São obras que impactam diretamente a vida das pessoas, levando mais infraestrutura, dignidade e segurança para quem mais precisa. São Mateus recebe investimentos estratégicos que resolvem problemas históricos e melhoram a mobilidade e os espaços urbanos”, afirmou. Na área da educação, o governador inaugurou a reforma da EMEF Ouro Negro, reforçando os investimentos voltados à melhoria da infraestrutura escolar da rede municipal. A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo Pereira destacou a importância da entrega para o fortalecimento do ensino público. “Quando uma escola é entregue à comunidade, ampliamos as condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, ressaltou.