O Governo do Estado inaugurou, neste domingo (14), os primeiros Totens de Segurança instalados fora da Região Metropolitana da Grande Vitória. Os equipamentos foram implantados em Linhares, nos pontos da Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio, e do Mercado Municipal, no Centro da cidade, ampliando o uso de tecnologia no combate à criminalidade no interior capixaba. A iniciativa integra o programa Estado Presente em Defesa da Vida e reforça a estratégia de uso de inteligência artificial, videomonitoramento e análise de dados para ampliar a proteção da população. “Essa é uma tecnologia que deu muito certo. É uma torre de segurança que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com reconhecimento facial e monitoramento de placas de veículos, ampliando a presença do Estado em áreas de grande movimentação”, destacou o governador Ricardo Ferraço. O primeiro Totem de Segurança do Espírito Santo foi inaugurado em julho de 2025, em Cariacica. Desde então, o sistema foi expandido para toda a Grande Vitória, totalizando 40 unidades em operação. Até a última quinta-feira (11), os equipamentos registraram 2.749 acionamentos pelo botão de emergência e contribuíram para 1.061 ocorrências, incluindo casos de tentativa de homicídio, acidentes de trânsito, violência doméstica e tráfico de drogas. Nesta nova etapa, o Governo do Estado instalará 20 totens em cinco municípios do interior: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Aracruz, São Mateus e Linhares, com quatro equipamentos em cada cidade. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, a tecnologia tem se mostrado eficaz na inibição de crimes patrimoniais, no reforço da sensação de segurança e na resposta mais rápida a emergências. Com quatro metros de altura, os Totens de Segurança possuem câmeras 360 graus, comunicadores de alta potência, giroflex e botão de emergência conectado diretamente ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Equipados com inteligência artificial, os dispositivos realizam reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos, detecção de aglomerações e rastreamento de pessoas e objetos. Mais investimentos em segurança e mobilidade Durante a agenda em Linhares, o governador também assinou a ordem de início das obras de pavimentação do trecho entre o acesso à Rua Cataguases, a Avenida Marginal e a Penitenciária Regional de Linhares. Com investimento de R$ 2,4 milhões, a intervenção terá extensão de 1,68 quilômetro e incluirá pavimentação em blocos de concreto, drenagem e implantação de meio-fio. Ricardo Ferraço ainda realizou visitas técnicas às obras da futura base do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) e da nova sede do 12º Batalhão da Polícia Militar. Segundo o governador, os investimentos fortalecem a capacidade de resposta das forças de segurança e ampliam a presença do Estado no norte capixaba. Foto: Governo ES
Aeroporto de Vitória cresce 14% em 2026 e consolida expansão da conectividade
O Aeroporto de Vitória registrou crescimento de 14% na movimentação de passageiros entre janeiro e maio de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado reflete a ampliação da conectividade aérea do Espírito Santo, impulsionada pelo aumento da oferta de voos e pelo fortalecimento de rotas estratégicas, especialmente a ligação com Brasília. Para o governador Ricardo Ferraço, o desempenho acompanha o momento de desenvolvimento vivido pelo Estado. “Esse resultado nos enche de orgulho, pois está alinhado ao desenvolvimento que buscamos para o Espírito Santo. A parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada tem contribuído para consolidar nosso Estado como referência em áreas estratégicas, como logística, indústria e turismo”, afirmou. O governador destacou ainda que o Espírito Santo vem ampliando sua capacidade de atrair investimentos e eventos nacionais. “Entramos na rota de grandes eventos, ampliamos nossa capacidade de atrair empresas e fortalecemos nossa posição como porta de entrada e saída de produtos para diversos mercados. O turismo capixaba cresce acima da média nacional e contar com um aeroporto moderno e eficiente é fundamental para continuarmos atraindo oportunidades”, acrescentou. Parte desse avanço é atribuída à ampliação da malha aérea. Desde o segundo semestre de 2025, a rota Vitória-Brasília ganhou reforço com um voo diário da GOL e a ampliação das operações da LATAM, que passou a oferecer três frequências diárias. Segundo o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, o crescimento é resultado da atuação conjunta entre poder público, trade turístico e iniciativa privada. Os números confirmam a trajetória de expansão do terminal capixaba, que encerrou 2025 com o maior movimento de sua história, superando 3,5 milhões de passageiros. Entre janeiro e abril deste ano, o aeroporto recebeu 1,2 milhão de viajantes, alta de 16% em relação ao mesmo período de 2025 — o melhor primeiro quadrimestre desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a administração do terminal, em 2020. Entre os aeroportos que mais crescem no País O desempenho do Aeroporto de Vitória o colocou entre os dez aeroportos brasileiros com maior crescimento na movimentação de passageiros. Considerando os 25 maiores terminais do país, o aeroporto capixaba ocupa a quarta posição em percentual de expansão. Reconhecimento nacional Além do crescimento operacional, o Aeroporto de Vitória foi recentemente eleito o melhor aeroporto do Brasil na categoria de até 5 milhões de passageiros por ano, em premiação promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O reconhecimento é baseado na avaliação dos próprios usuários ao longo de 2025. O terminal alcançou nota média de 4,64 em uma escala de 1 a 5, a maior de sua categoria, além de conquistar a segunda colocação no ranking geral entre os 20 maiores aeroportos brasileiros.
Inteligência artificial já previne acidentes e amplia eficiência no transporte braileiro
Painel da Modal Expo 2026 apresentará casos práticos de aplicação da tecnologia no setor logístico A inteligência artificial deixou de ser uma promessa para se tornar realidade no setor de transportes. Ferramentas de monitoramento em tempo real, manutenção preditiva, análise comportamental de motoristas e gestão inteligente de frotas já ajudam empresas a reduzir custos, prevenir acidentes e aumentar a eficiência operacional. Esse cenário estará em debate durante a Modal Expo 2026, maior feira de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo, que será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. No dia 18, a programação recebe o Speed Case “Tecnologia e IA aplicados em eficiência e segurança no transporte: Onde estão os ganhos?”. O painel reunirá Igor Quadros, CTO da WeSafety, e Janc Lage, CTIO do Grupo Águia Branca, com mediação de Monica Porto, assessora tributária do Transcares. A proposta é apresentar casos reais de uso da inteligência artificial no transporte de cargas, demonstrando como a análise estratégica de dados vem contribuindo para reduzir riscos, aumentar a produtividade, otimizar recursos e aprimorar a tomada de decisões. Para o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, a tecnologia já se consolidou como diferencial competitivo para o setor. “Ferramentas de monitoramento em tempo real, análise preditiva e gestão inteligente das operações contribuem para reduzir riscos, aumentar a eficiência e melhorar a competitividade das empresas”, afirma. Na avaliação de Marcos Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze e organizador da feira, inteligência artificial, automação e análise de dados já fazem parte da rotina de transportadoras e operadores logísticos. Segundo ele, o objetivo do debate é mostrar, na prática, como essas soluções podem gerar ganhos concretos em eficiência e segurança. O painel integra uma programação mais ampla que reúne lideranças empresariais, especialistas e autoridades para discutir temas que moldam o futuro da logística brasileira, como infraestrutura, comércio exterior, reforma tributária, cadeia de abastecimento, sustentabilidade, inovação e transformação digital. Modal Expo amplia estrutura em 2026 Promovida pelo Sindiex, Sincades e Transcares, com realização da Milanez & Milaneze e Liga de Marketing, a Modal Expo chega à sua segunda edição consolidada entre os principais eventos de logística e comércio exterior do país. A expectativa é reunir milhares de visitantes, mais de 100 expositores e movimentar cerca de R$ 100 milhões em oportunidades de negócios. A programação inclui feira de negócios, painéis temáticos, rodadas de negócios em parceria com o Sebrae/ES e a Aderes, além de visitas técnicas a operações logísticas do Espírito Santo, proporcionando uma imersão prática no setor. Em 2025, a primeira edição do evento reuniu mais de 7 mil visitantes de 22 estados brasileiros, contou com mais de 100 marcas expositoras, 74 painelistas e 72 horas de conteúdo. A projeção de negócios superou R$ 65 milhões. Neste ano, a Modal Expo amplia sua estrutura e reforça o papel do Espírito Santo como um dos principais hubs logísticos do Brasil, promovendo debates sobre infraestrutura, transporte, inteligência artificial, automação, sustentabilidade, competitividade e comércio exterior. Serviço Modal Expo 2026 📅 16 a 18 de junho de 2026 📍 Pavilhão de Carapina, Serra (ES) Speed Case: Tecnologia e IA aplicados em eficiência e segurança no transporte 📅 18 de junho 🎤 Participantes: Igor Quadros (WeSafety) e Janc Lage (Grupo Águia Branca) 🎙️ Mediação: Monica Porto (Transcares) Mais informações e programação completa: modalexpo.com.br
César Menotti & Fabiano encerram feira Cooabriel 2026 com show em julho
Dupla sertaneja sobe ao palco no último dia do evento; cooperados têm condições especiais para compra de ingressos A Feira de Agronegócios Cooabriel 2026 terá um encerramento em clima de festa. A dupla sertaneja César Menotti & Fabiano fará o show de encerramento do evento no sábado, 25 de julho, na Área de Eventos da cooperativa, anexa ao espaço da feira, em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo. Considerada uma das principais vitrines do agronegócio capixaba, a feira reúne produtores, empresas, especialistas e visitantes de diversas regiões do país. Segundo a organização, a apresentação musical foi pensada como um momento de celebração após os três dias de intensa programação voltada à geração de negócios e troca de conhecimentos. De acordo com a coordenadora do comitê organizador, Tayani Mauri, a proposta é proporcionar uma experiência completa aos participantes, reunindo entretenimento e integração entre os diferentes públicos do evento. “Nosso objetivo é oferecer um espaço familiar, de alegria e descontração, para comemorar o encerramento da feira, as parcerias e os bons negócios realizados. Buscamos proporcionar um ambiente seguro para todos os participantes, onde o público possa celebrar com toda a família”, destaca. Ingressos O primeiro lote de ingressos conta com condições exclusivas para cooperados da Cooabriel. As vendas ocorrem entre os dias 10 e 20 de junho, exclusivamente nas Lojas Cooabriel, ao valor de R$ 70, com limite de dois ingressos por matrícula. Já o segundo lote, destinado ao público em geral, estará disponível a partir de 22 de junho. Os ingressos poderão ser adquiridos presencialmente nas Lojas Cooabriel e também pela internet. O link para compra será divulgado na abertura das vendas. Estrutura ampliada A sexta edição da Feira de Agronegócios Cooabriel será realizada entre os dias 23 e 25 de julho e contará com uma estrutura ampliada para atender ao crescimento do evento. Em 2025, a feira movimentou R$ 1,2 bilhão em negócios e recebeu cerca de 26 mil visitas, consolidando-se entre os principais eventos do setor no Espírito Santo. Para 2026, estão previstos aproximadamente 150 estandes distribuídos em uma área de 25 mil metros quadrados, incluindo auditório, praça de alimentação e áreas de convivência. O projeto também prevê ampliação dos espaços de circulação e estacionamento, além da criação do Espaço Conecta, ambiente que reunirá cerca de 30 estandes voltados à integração de empreendedores regionais ao ecossistema de negócios da feira. Serviço Feira de Agronegócios Cooabriel 2026 📅 23 a 25 de julho de 2026 📍 Área de Eventos Cooabriel – São Gabriel da Palha (ES) Show de encerramento – César Menotti & Fabiano 📅 Sábado, 25 de julho de 2026 🕗 Abertura dos portões: 20h 1º lote – Cooperados • R$ 70 por ingresso • Limite de dois ingressos por matrícula • Vendas de 10 a 20 de junho, exclusivamente nas Lojas Cooabriel 2º lote – Público geral • Vendas a partir de 22 de junho • Compra nas Lojas Cooabriel e pela internet • Link será divulgado na abertura do lote
Governo do Estado autoriza obras para implantação da quinta faixa na Segunda Ponte
Intervenção de R$ 15 milhões promete ampliar a capacidade viária, reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade entre Cariacica, Vila Velha e Vitória O governador Ricardo Ferraço assinou, nesta segunda-feira (15), a ordem de serviço para implantação da quinta faixa de rolamento na Segunda Ponte, também conhecida como Ponte do Príncipe. Com investimento estimado em R$ 15 milhões, a obra integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à melhoria da mobilidade urbana na Grande Vitória. A nova faixa será implantada no sentido Cariacica/Vila Velha–Vitória, em um trecho de aproximadamente 1,2 quilômetro. O projeto prevê a retirada da mureta central, requalificação do pavimento, implantação de nova sinalização e modernização completa da iluminação pública. “Menos tempo no trânsito é mais tempo com a família, para o lazer e para a qualidade de vida. Estamos realizando intervenções estratégicas para melhorar a fluidez e reduzir os congestionamentos na Região Metropolitana”, afirmou o governador Ricardo Ferraço, citando também as obras do Corredor Metropolitano na Avenida Carlos Lindenberg. Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a Segunda Ponte é um dos principais eixos viários da Grande Vitória e recebe diariamente um grande volume de veículos. “A implantação da quinta faixa ampliará a capacidade da via, reduzirá os tempos de deslocamento e proporcionará mais qualidade de vida aos usuários”, destacou. As obras terão início pela instalação do novo sistema de iluminação lateral e pela implantação da sinalização horizontal e vertical. Na sequência, será realizada a remoção das estruturas de concreto do canteiro central e o recapeamento da área central da ponte. Para garantir a segurança dos trabalhadores e dos motoristas, a retirada das barreiras centrais ocorrerá no período noturno, das 21h às 5h, de segunda a sábado. Durante esse horário, haverá interdição total da ponte nos dois sentidos, e os condutores deverão utilizar a Ponte Florentino Avidos, conhecida como Cinco Pontes, como rota alternativa. A conclusão das obras está prevista para dezembro de 2026, quando as cinco faixas serão liberadas para o tráfego. Após a entrega, a operação da via ficará sob responsabilidade da Ceturb/ES, que disponibilizará serviços de apoio ao usuário, como guincho, ambulância e monitoramento por câmeras integradas ao Centro Integrado de Mobilidade (CIM) da Grande Vitória.
Espírito Santo registra melhor março da série histórica na geração de empregos formais
O mercado de trabalho capixaba alcançou em março o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica do Novo Caged, em 2020. Foram criados 7.392 empregos com carteira assinada no Espírito Santo, número quase quatro vezes superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando o saldo foi de 1.875 vagas. O desempenho reforça a recuperação da economia estadual após o fechamento de mais de 10 mil postos de trabalho em dezembro do ano passado. O levantamento foi realizado pelo Connect Fecomércio-ES, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os setores de serviços e comércio lideraram a geração de vagas, somando 4.394 novos empregos. Foram 2.965 postos criados em serviços e 1.429 no comércio, que reverteu o cenário negativo observado no início do ano e no mesmo período de 2025. De acordo com o coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, o resultado reflete um ambiente econômico mais favorável para contratações. “O resultado positivo ocorreu em todos os setores e mostra um ambiente econômico mais favorável para contratações, impulsionado tanto pela retomada do consumo quanto pela melhora gradual das condições econômicas”, destacou. Com o resultado de março, o Espírito Santo passou a contabilizar 935.791 vínculos formais de trabalho, crescimento de 2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor terciário permanece como principal empregador do estado, concentrando 71,6% dos empregos formais, sendo 46,1% em serviços e 25,5% no comércio. No acumulado do primeiro trimestre de 2026, o saldo chegou a 12.814 empregos formais, avanço de 51,8% em relação aos três primeiros meses de 2025. Segundo Spalenza, a recuperação do comércio chamou atenção por ocorrer antes do período tradicional de maior contratação do setor. “Isso indica uma antecipação da recomposição das vagas e um ambiente de maior confiança por parte das empresas”, avaliou. Dentro do comércio, o varejo foi o principal destaque, com 764 vagas criadas, impulsionado principalmente pelos supermercados, responsáveis por 750 novos postos. O atacado gerou 491 empregos, com destaque para os segmentos de alimentos, bebidas e materiais de construção. Já o comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas abriu 174 vagas. O setor de serviços manteve a liderança na geração de empregos e respondeu por 53,1% das vagas criadas no estado no primeiro trimestre. Entre os segmentos que mais contrataram em março estão saúde humana e serviços sociais, com 916 vagas, além das áreas de informação e comunicação, atividades imobiliárias e serviços administrativos. A indústria e a construção civil também apresentaram desempenho positivo, com a criação de 1.423 e 1.338 empregos, respectivamente. Na agropecuária, foram abertas 238 vagas, com expectativa de crescimento nos próximos meses devido ao início da safra do café. Outro fator que pode favorecer a expansão do mercado formal de trabalho é a redução gradual da taxa básica de juros. Segundo Spalenza, a queda da Selic contribui para estimular investimentos e fortalecer o consumo das famílias. “A redução dos juros, mesmo ainda em patamar elevado, ajuda a estimular investimentos e fortalecer o consumo das famílias. Esse cenário tende a favorecer novas contratações ao longo dos próximos meses”, afirmou. Interior lidera geração de empregos no trimestre Os dados também mostram a força do interior na criação de vagas. Embora os municípios da Grande Vitória tenham respondido por 3.329 empregos em março, o equivalente a 45% do total, o interior liderou tanto o saldo mensal, com 4.063 vagas, quanto o acumulado do primeiro trimestre, com 7.666 postos de trabalho. Entre os municípios, a Serra liderou a geração de empregos em março, com 1.610 vagas, seguida por Vitória (1.089) e Vila Velha (426). No acumulado de 2026, Aracruz aparece como o principal destaque, com 1.970 empregos criados, impulsionado principalmente pelo setor industrial. Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus também registraram resultados positivos. Para Spalenza, a interiorização das oportunidades fortalece o desenvolvimento regional. “Quando a geração de empregos avança no interior, o desenvolvimento econômico se torna mais equilibrado e sustentável. Isso amplia a circulação de renda nas diferentes regiões do estado e reduz a concentração econômica na Grande Vitória”, concluiu.
Sessão solene na Ales destaca papel do MPES na defesa da democracia e da sociedade
Comenda Promotor Edson Machado homenageou membros e servidores que contribuíram para o fortalecimento da instituição A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou, nesta sexta-feira (12), uma sessão solene em homenagem ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e em reconhecimento à atuação de membros e servidores da instituição. A cerimônia foi marcada pela entrega da Comenda Promotor Edson Machado, criada em 2024 para valorizar profissionais que se destacam na defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade. A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (MDB) e contou com a presença do presidente da Ales, Marcelo Santos (União), e do procurador-geral de Justiça, Francisco Martinez Berdeal. Em seu discurso, Mazinho destacou o papel do MPES como instituição essencial à democracia e ao fortalecimento do Estado de Direito. “O MPES tem se destacado por sua atuação moderna, eficiente e cada vez mais próxima da população. É uma instituição fundamental para a democracia, guardiã da ordem jurídica e dos interesses da sociedade”, afirmou o parlamentar, ressaltando ainda a independência da instituição e sua atuação em parceria com os Poderes e a sociedade civil. O procurador-geral de Justiça, Francisco Martinez Berdeal, homenageou os agraciados e destacou a dedicação de membros e servidores ao longo de décadas de atuação. “São profissionais que assumiram responsabilidades, enfrentaram decisões difíceis e dedicaram suas vidas à proteção de direitos e à promoção da justiça”, afirmou. A trajetória do promotor Edson Machado, que dá nome à comenda, foi lembrada em diversos discursos. Além de sua atuação no Ministério Público, Edson Machado também presidiu a Assembleia Legislativa e teve papel relevante no fortalecimento das instituições capixabas. A mesa da solenidade reuniu ainda familiares do homenageado, entre eles a esposa Eleonora Machado e a filha Nara Borgo, além da presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargadora Janete Vargas Simões; representantes da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) e do próprio MPES. Em um dos momentos mais marcantes da sessão, a procuradora de Justiça Fabiana Fontanella, representando as homenageadas, destacou o protagonismo feminino no Ministério Público e relembrou pioneiras que abriram caminho para a participação das mulheres na instituição. Ela também citou a capixaba Ormy Vianna Baptista, reconhecida como a primeira mulher do Brasil a ser nomeada promotora de Justiça. Representando os homenageados, o procurador Sócrates de Souza ressaltou as transformações trazidas pela Constituição Federal de 1988 ao Ministério Público, ampliando sua atuação no combate ao crime organizado, na defesa do meio ambiente, no enfrentamento à improbidade administrativa e na garantia dos direitos constitucionais. Ao todo, procuradores, promotores e servidores foram homenageados durante a cerimônia, em reconhecimento aos serviços prestados ao Ministério Público capixaba e à sociedade. A solenidade reforçou o papel do MPES como uma das instituições essenciais para a defesa da democracia, da cidadania e dos direitos fundamentais.
Gastronomia: rodízio e drinks exclusivos colocam Outback no clima da Copa do Mundo
Campanha transforma restaurantes da marca em pontos de encontro para torcedores capixabas durante a temporada de jogos A Copa do Mundo ganhou um tempero especial no Outback Steakhouse. Com a campanha “É Clima de Outback”, a rede aposta em uma combinação de gastronomia, entretenimento e transmissão dos jogos para transformar seus restaurantes em pontos de encontro para os torcedores. Entre os destaques está o retorno do aguardado Rodízio Outback, disponível até o dia 26 de julho. A experiência oferece três horas de consumo à vontade de alguns dos itens mais famosos da marca, como as Ribs ao molho barbecue, Bloom Petals, Nachos e a nova Fries Campeã, coberta com fonduta de queijos e bacon. A edição deste ano traz ainda o Chicken Bola na Área, novidade criada especialmente para a campanha, com bites de frango desfiado e blend de queijos, além de três molhos exclusivos. Os clientes podem escolher entre duas modalidades: a versão não alcoólica, com refrigerantes e Iced Tea à vontade, por R$ 119,90, e a opção alcoólica, que inclui chopp servido em caneca congelada no sistema refil, por R$ 139,90. No Espírito Santo, a campanha está disponível nas unidades do Shopping Vitória, Shopping Vila Velha e Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Em parceria com a CazéTV, o Outback exibirá durante seu horário de funcionamento todas as partidas, reforçando a proposta de ser um espaço de celebração e convivência durante os jogos. Drinks inspirados no clima da competição Para completar a experiência, a rede lançou bebidas temáticas inspiradas na atmosfera dos grandes eventos esportivos. Entre elas está o mocktail Pontapé Inicial (R$ 24,90), que combina limão, tangerina e bubbles de maçã verde. Já o Trio Goleada (R$ 44,90) foi criado para compartilhar e reúne três sabores diferentes: cítricos de limão e tangerina com bubbles de maçã verde, maracujá com mel e uma combinação de gengibre com espuma de melão. “Mais do que uma campanha promocional, ‘É Clima de Outback’ reforça a proposta da marca de transformar cada partida em uma oportunidade de encontro, celebração e conexão entre as pessoas, seja nos restaurantes ou dentro de casa. Queremos estar presentes nos momentos que reúnem amigos, famílias e torcedores em torno de experiências memoráveis”, afirma Claudia Vilhena, vice-presidente de Marketing e Vendas da Bold Hospitality Company. Experiência também chega ao delivery Para quem prefere acompanhar os jogos em casa, a rede lançou o Box Celebração em Casa, disponível no iFood, 99 e no aplicativo Meu Outback. O combo serve até quatro pessoas e reúne alguns dos itens mais tradicionais da marca, como Ribs nos molhos Barbecue e Billabong, Kookaburra Wings, Mini Burgers, Nachos, quesadillas e molhos especiais. Fotos: Divulgação Outback
Flexibilização trabalhista avança no Senado e mobiliza 3 mil entidades
PEC em tramitação no Senado propõe que trabalhadores possam optar por contratação baseada em horas efetivamente trabalhadas A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2026, em tramitação no Senado Federal, vem mobilizando representantes do setor produtivo, juristas e entidades sindicais ao propor um novo modelo de contratação baseado nas horas efetivamente trabalhadas. De autoria do senador Rogério Marinho (PL-RN) e de outros 36 parlamentares, a proposta surge em meio às discussões sobre mudanças nas relações de trabalho, logo após a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da PEC 221/2019, que reduz a jornada semanal para 40 horas e extingue a escala 6×1. A proposta ganhou reforço nesta semana com o lançamento de um manifesto assinado por cerca de 3 mil entidades empresariais, lideradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelas confederações nacionais da Agricultura (CNA), do Comércio (CNC) e do Transporte (CNT), por meio do Movimento Pró-Brasil. O texto da PEC prevê que os trabalhadores possam escolher entre o modelo tradicional da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e um regime flexível, no qual a remuneração seria proporcional às horas efetivamente trabalhadas. Benefícios como FGTS, férias e 13º salário também passariam a ser calculados proporcionalmente. Outro ponto que tem gerado debates é a prevalência do contrato individual sobre eventuais acordos coletivos. Para a advogada especialista em Direito do Trabalho Geiziane Cabral, do escritório Ferreira Borges Advogados, a discussão exige cautela para que a busca por maior flexibilidade não comprometa direitos fundamentais dos trabalhadores. “A proposta traz para o centro do debate uma demanda legítima do mercado por modelos mais flexíveis de contratação, especialmente diante das transformações tecnológicas e das novas formas de organização do trabalho. No entanto, é preciso avaliar com muito cuidado os impactos sociais dessa mudança. A liberdade contratual não pode significar fragilização de direitos fundamentais assegurados pela Constituição”, afirma. Segundo a especialista, um dos principais pontos de atenção é a possibilidade de remunerações inferiores ao salário mínimo, a depender da quantidade de horas contratadas e da capacidade de negociação entre empregador e empregado. “Embora a proposta seja apresentada como uma ampliação da autonomia do trabalhador, é necessário reconhecer que a relação entre empregado e empregador nem sempre ocorre em condições de igualdade de negociação. Em momentos de necessidade econômica, muitos trabalhadores podem aceitar condições menos favoráveis para garantir uma vaga no mercado, o que exige mecanismos de proteção e fiscalização adequados”, destaca. Geiziane ressalta ainda que o desafio do Legislativo será encontrar equilíbrio entre competitividade econômica e proteção social. “Qualquer mudança estrutural precisa ser debatida de forma ampla, considerando seus efeitos sobre renda, arrecadação previdenciária, consumo das famílias e segurança jurídica”, pontua. A advogada observa que modelos semelhantes já existem em outros países, mas costumam ser acompanhados por redes de proteção social e regras claras para evitar a precarização das relações de trabalho. “O Brasil vive outra realidade”, afirma. A PEC 12/2026 já foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde deverá ser debatida por parlamentares, representantes empresariais, sindicatos e especialistas. Enquanto apoiadores defendem que a medida amplia opções para trabalhadores e empresas, críticos alertam para possíveis impactos sobre a negociação coletiva e os direitos trabalhistas.
Produção industrial do ES completa 12 meses seguidos de crescimento acima de dois dígitos
Alta de 32,9% em abril foi a maior do país e teve como principal motor a indústria extrativa, segundo dados do IBGE compilados pelo Observatório Findes A indústria capixaba segue em ritmo acelerado e consolidou, em abril, um marco histórico: o Espírito Santo completou 12 meses consecutivos de crescimento industrial acima de dois dígitos. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e compilada pelo Observatório Findes, a produção industrial do Estado avançou 32,9% em relação a abril de 2025 — o maior crescimento do país no período e muito acima da média nacional, de 2,7%. Além do desempenho anual, a indústria capixaba registrou alta de 2,1% na passagem de março para abril, considerando os ajustes sazonais. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2026, o crescimento chegou a 25,3%, também o melhor resultado nacional. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 21,9%, novamente liderando o ranking entre os estados pesquisados. Para o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, os números reforçam o papel estratégico da indústria no desenvolvimento econômico capixaba. “Completar 12 meses seguidos de alta em dois dígitos é um resultado muito expressivo, que demonstra a força da nossa indústria e sua relevância no cenário nacional”, afirma. Segundo ele, a manutenção desse ciclo exige investimentos em infraestrutura, inovação, qualificação profissional e melhoria do ambiente de negócios. A gerente executiva do Observatório Findes e economista-chefe da entidade, Marília Silva, destaca que o desempenho está fortemente ligado à expansão da atividade extrativa, especialmente da produção de petróleo, gás natural e minério de ferro pelotizado. “Esses segmentos possuem peso relevante na estrutura produtiva do Estado e ajudam a explicar por que o Espírito Santo vem apresentando resultados tão acima da média nacional”, analisa. Segundo o IBGE, a indústria extrativa capixaba cresceu 49,9% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a produção de petróleo no Estado alcançou 293,6 mil barris por dia no período, alta de 76,5% em relação a abril de 2025 e o maior volume desde 2019. A produção de gás natural também atingiu o maior patamar desde janeiro daquele ano, chegando a 8,1 milhões de metros cúbicos por dia, avanço de 106,1% na mesma comparação. De acordo com o gerente de Ambiente de Negócios do Observatório Findes, Nathan Diirr, o avanço foi impulsionado pela entrada em operação do campo de Wahoo, operado pela PRIO, e da FPSO Maria Quitéria, da Petrobras, ambos localizados no litoral sul capixaba. Em abril, Wahoo produziu 30,7 mil barris de petróleo por dia, enquanto a FPSO Maria Quitéria registrou produção de 76,2 mil barris diários de petróleo e 2,9 milhões de metros cúbicos de gás natural. A indústria de transformação também apresentou sinais de recuperação, com crescimento de 0,4% em abril, interrompendo dois meses consecutivos de retração. Entre os segmentos pesquisados pelo IBGE, a metalurgia avançou 3,0%, enquanto a fabricação de produtos de minerais não metálicos cresceu 2,5%. Em contrapartida, houve queda na produção de alimentos (-6,9%) e de celulose, papel e produtos de papel (-1,7%). O desempenho de abril consolidou o Espírito Santo na liderança nacional da produção industrial. Na comparação anual, o Estado ficou à frente de Rio de Janeiro (+10,1%), Goiás (+6,2%), Rio Grande do Sul (+5,3%) e Minas Gerais (+3,7%). Nos últimos 12 meses, enquanto a indústria capixaba acumulou alta de 21,9%, a indústria brasileira registrou crescimento de apenas 0,7%. Apesar do cenário positivo, especialistas alertam para desafios no horizonte. Juros elevados, inflação pressionada, tensões geopolíticas e a volatilidade dos preços do petróleo continuam exigindo cautela. Segundo Marília Silva, o desempenho da indústria capixaba demonstra resiliência, mas a sustentabilidade desse crescimento dependerá do fortalecimento da competitividade e da capacidade de adaptação às mudanças do ambiente econômico.